Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.creatorGanasini, Milena
dc.date.accessioned2019-07-01T11:22:02Z
dc.date.available2019-07-01T11:22:02Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationGANASINI, M. Os efeitos de sentido das crises organizacionais. 2018. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17213
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social Relações Públicas, RS, 2018.por
dc.description.abstractIn a situation of crisis, in which there is a breakdown of normality in the organization activities, it is up to communication the task of building the most appropriate understanding between publics and organizations. This study, therefore, intends to show how the discursive strategies adopted by organizations such as JBS S.A., Samarco Mineradora S.A. and Hopi Hari S.A., contribute to the circulation of crisis meanings. From the difficulty of organizations to recognize a crisis in advance, this study presents, initially, through a bibliographical research, an enclosure about the concept of crisis and its main characteristics. The semiology approach of social discourses, used in the course of this work, describes how the crises are announced by organizations and also how the forms of interaction used by them during the negative event are organized. In this way, it is tried to question how the construction of the organizational crisis meaning occurred. In order to understand this, the corpus of the chosen study is composed of postings and digital institutional publications, referring to the unfolding of the crisis, thus contributing to the resolution of the problematic of this research. Based on the data collected, at the end of the course, it is elucidated how the meanings of the crisis are constructed for each organization. Such understanding was possible from the discursive positionings and strategies adopted by the companies, in relation to the ways of advertising and the ways of interacting during the crisis. It is concluded, therefore, that, although the types of crises are different, the organizations do not have so different behaviors and always make choices to distance themselves from the crisis term.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCrisepor
dc.subjectEstratégias discursivaspor
dc.subjectEnunciaçãopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCrisiseng
dc.subjectDiscursive strategieseng
dc.subjectEnunciationeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleOs efeitos de sentido das crises organizacionaispor
dc.title.alternativeThe effects of organizational crisis meaningseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEm uma situação de crise, em que há ruptura da normalidade nas atividades da organização, cabe a comunicação o trabalho de construir o entendimento mais adequado possível entre os públicos e as organizações. Este estudo, portanto, pretende mostrar como as estratégias discursivas, adotadas por organizações como JBS S.A., Samarco Mineradora S.A. e Hopi Hari S.A., contribuem para a circulação de sentidos da crise. A partir da dificuldade das organizações em reconhecerem, antecipadamente, uma crise, este estudo apresenta, inicialmente, por meio de uma pesquisa bibliográfica, um cercamento sobre o conceito de crise e suas principais características. A abordagem da semiologia dos discursos sociais, utilizada no decorrer deste trabalho, descreve como as crises são anunciadas pelas organizações e também como são organizadas as formas de interação empregadas por essas durante o evento negativo. Dessa forma, intenta-se questionar como se deu a construção do sentido de crise organizacional. A fim de compreender isso, o corpus escolhido para o estudo é composto por postagens e publicações institucionais digitais, referentes aos desdobramentos da crise, contribuindo, assim, para a resolução da problemática desta pesquisa. Com base nos dados levantados, ao final do percurso, elucida-se como são construídos os sentidos da crise para cada organização. Tal compreensão foi possível a partir dos posicionamentos e estratégias discursivas adotadas pelas empresas, em relação aos modos de anunciar e aos modos de interagir durante a crise. Conclui-se, então, que, apesar dos tipos de crises serem diferentes, as organizações não possuem comportamentos tão distintos e sempre operam escolhas para distanciar-se do termo crise.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto