Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorBarth, Ana Cândida Escandiel Jordani
dc.date.accessioned2019-07-03T15:18:26Z
dc.date.available2019-07-03T15:18:26Z
dc.date.issued2018-11-24
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17279
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis labor presents a investigation about a perception of the rural youth about socio-environmental issues. By relating the themes rural youth, succession in family agriculture and environmental sustainability, pursuits verify the existence of a perception and a prepare, among young people, to be protagonists of succession socio-environment on the family agriculture. The research presents cases of four young family farmers that are consolidating the sucession on their families’ properties, whose agricultural practices notions of environmental sustainability are observed. The datas were coleted through the interviews realized during visits to the properties of the families, in the months of October and November 2018. For the accomplishment this labor were addressed theoretical references pertinent to the subject, that dialoguing with the analysis of the datas collected through the interviews, made possible the knowledge about the proposed theme. The obtained results lead to believe that the rural young people that currently stars the family farming, through the succession in paternal property, search a stable rural, quality of life, autonomy and power of decision, and appreciation the farmer's profession. Perceive the necessity of the environmental preservation and the management adequacy of the natural resources, in productive activities and other actions carried out in the property, to environmental legislation, considered by them a fundamental implement for guarantee the balance of the environment. Stands out the need for deepening of these perceptions through the studies with greater comprehensiveness, and that come to subsidize the action planning more effective of environment education turned to rural development. Concludes that the new generation of family farmers reflect, in their practices and lifestyle, the influences, teachings, and culture that were transmitted to them in the succession process. However, are open and susceptible on the search for informação e knowledge for reinvent the their practice when change is necessary. The environment education revealed, in this research, as a fundamental piece in the mediation between tradition and the science in rural areas.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJuventude ruralpor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectRural youtheng
dc.subjectFamily farmingeng
dc.subjectEnvironmental sustainabilityeng
dc.titleA sucessão da sustentabilidade: jovens rurais e o legado da agricultura familiar sustentávelpor
dc.title.alternativeThe succession of sustainability: rural youth and the legacy of sustainable family agricultureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação sobre a percepção da juventude rural acerca das questões socioambientais. Ao relacionar as temáticas juventude rural, sucessão na agricultura familiar e sustentabilidade ambiental, busca-se verificar a existência de uma percepção e de um preparo, entre os jovens, para serem protagonistas da sucessão socioambiental na agricultura familiar. A pesquisa apresenta os casos de quatro jovens agricultores familiares que estão consolidando a sucessão nas propriedades de suas famílias, cujas práticas agrícolas observam noções de sustentabilidade ambiental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas durante visitas às propriedades das famílias, nos meses de outubro e novembro de 2018. Para a realização deste trabalho, foram abordados referenciais teóricos pertinentes ao assunto, que, dialogando com a análise dos dados coletados através das entrevistas, possibilitaram o conhecimento acerca do tema proposto. Os resultados obtidos levam a crer que os jovens rurais que atualmente protagonizam a agricultura familiar, através da sucessão na propriedade paterna, buscam um rural com estabilidade de renda, qualidade de vida, autonomia e poder de decisão, e valorização da profissão de agricultor. Percebem a necessidade da preservação ambiental e da adequação no manejo dos recursos naturais, nas atividades produtivas e demais ações realizadas na propriedade, à legislação ambiental, considerada por eles uma ferramenta fundamental para garantir o equilíbrio do meio ambiente. Ressalta-se a necessidade de aprofundamento dessas percepções através de estudos com maior abrangência, e que estes venham a subsidiar o planejamento de ações mais efetivas de educação ambiental voltada para o desenvolvimento rural. Conclui-se que as novas gerações de agricultores e agricultoras familiares do Município de Teutônia refletem, em suas práticas e estilo de vida, as influências, ensinamentos e a cultura que lhes foram transmitidas no processo sucessório. No entanto, estão abertos e suscetíveis à busca por informação e conhecimento para reinventar as suas práticas quando a mudança for necessária. A educação ambiental revelou-se, nesta pesquisa, como a peça fundamental na mediação entre a tradição e a ciência no meio rural, podendo se estender para outras localidades e outros sucessores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto