Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDamilano, José Luiz Padilha
dc.creatorSantos, Irene Terezinha de Castro
dc.date.accessioned2019-07-04T11:49:35Z
dc.date.available2019-07-04T11:49:35Z
dc.date.issued2010-12-14
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17288
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD , RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectProfessor/alunopor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleInclusão: o amor e a emoção na arte do ensinar e do aprender com crianças com deficiênciaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoPretende-se com este artigo monográfico discutir o processo de inclusão através do tema Inclusão: O amor e a emoção na arte de ensinar e de aprender com crianças com deficiências, a partir da perspectiva afetiva, em um processo dialético entre professor e alunos, buscando subsídios para flexibilizar os tempos e os espaços dos espaços da escola regular oportunizando a inclusão, não se restringindo apenas à visão multifacetada da deficiência, mas almejando demonstrar a necessidade de discutira respeito das diferenças entendidas como a singularidade de cada um, acreditando na potencialidade humana e criadora empregando a afetividade, o amor e a emoção como elementos indispensáveis à inclusão e à aprendizagem. Contribuir para a criação de novas ideias, conhecimento e práticas relacionadas às inquietações do cotidiano escolar. A afetividade se constitui num fator importante no relacionamento professor/aluno, tornando-se imprescindível para o desenvolvimento da inteligência e, por consequência, da aprendizagem. Portanto, conclui-se que a afetividade é um fator de inclusão escolar, sendo que o domínio afetivo é contagiante, pois se manifesta de forma visível, externamente nas expressões faciais e nos gestos, desenvolvendo a comunicação, promove a escuta e o entusiasmo, motiva, eleva o interesse e a confiança, conquista o outro, permite a criatividade, flexibilidade, eleva os sentimentos positivos, fortalece o amor, transforma a arte do aprender e do ensinar, proporcionando uma aprendizagem significativa e inclusiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto