Gestão escolar e família: fatores determinantes para a inclusão escolar
Resumen
O presente relato monográfico objetiva realizar uma reflexão sobre como a
gestão escolar e a participação da família podem contribuir para a inclusão escolar de
alunos com necessidades especiais, almejando a proposta de Educação para Todos.
Destaca alguns subsídios da Declaração de Salamanca (1994), na tentativa de retomar
questões fundamentais, ao tratar do tema como inclusão educacional e social. A
metodologia usada foi à pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, onde se
procura abordar a formação do profissional, a participação da família e de todos os
envolvidos no processo ensino-aprendizagem e a necessidade de infra-estrutura
adequada para as escolas. Dada a relevância que a educação representa socialmente,
busca-se esclarecer alguns pressupostos no que tange à prática educativa, a fim de
identificar alguns fatores que contribuam para a prática inclusiva, visando o alcance da
perspectiva da escola inclusiva que almejamos. Pôde-se observar que o fortalecimento
da gestão escolar passa pelo estabelecimento de um processo de integração efetivo
entre escola e comunidade e essa integração é fundamental para as mudanças na
organização social, nas relações familiares e no próprio papel da educação na
sociedade.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [950]
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