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dc.contributor.advisorHoelzel, Carlos Gustavo Martins
dc.creatorSpengler, Júlia
dc.date.accessioned2019-07-16T12:53:44Z
dc.date.available2019-07-16T12:53:44Z
dc.date.issued2008-07-18
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17457
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe agates, precious stones found in Rio Grande do Sul and all around the world, are the reference to the creation of prints for coverups. The printing method chosen was the digital print, which is a brand new method that suits perfectly to small amounts of fabric, where the computer can be used without color restriction. Two methodologies were used in order to develop this paper: Deigraf, proposed by the professor Dr. Carlos Gustavo Hoelzel and the Ciclo Expansivo, described by professor Dr. Marinês Ribeiro dos Santos. Both were very important to go through the project since some steps had to be reviewed – which is the proposal of their methodologies. The resulting prints refer to the agates without being too literal. The cover-ups were created inspired by the prints, since shape and prints could relate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÁgatapor
dc.subjectSaída-de-praiapor
dc.subjectEstamparia digitalpor
dc.subjectAgateeng
dc.subjectCover upseng
dc.subjectDigital printingeng
dc.titleÁgatas: criação de estampa para vestuário femininopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDesign para Estampariapor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a criação de estampas localizadas para saídas-de-praia tendo como referencial as ágatas, pedras preciosas encontradas no Rio Grande do Sul e no mundo todo. Como método de estampagem foi escolhida a impressão digital, por ser um método novo e ideal para pequenas quantidades de tecido, além de permitir o uso do computador e não apresentar restrições referentes à quantidade de cores. Para o desenvolvimento do trabalho, fez-se uso de duas metodologias que permitiram o retrocesso entre as etapas quando necessário, de modo a não ser preciso retomar o processo desde o princípio. Tais metodologias, a Deigraf, proposta pelo professor Dr. Carlos Gustavo Hoelzel, e o Ciclo Expansivo, descrito pela professora Dra. Marinês Ribeiro dos Santos, foram fundamentais para a realização deste, uma vez que alguns passos tiveram de ser revistos. As estampas resultantes deste processo acabaram por remeter ao seu referencial, com o cuidado de não ser muito literais. As saídas-de-praia tiveram seu modelo criado a partir das estampas, pois mesmo que a criação de moda não fosse o foco deste trabalho, ainda assim percebeu-se que a forma da peça poderia se relacionar com a estampa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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  • Design para Estamparia [61]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Design para Estamparia

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