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dc.creatorSilveira, Carolina Hessel
dc.creatorCavalheiro, Fernanda
dc.date.accessioned2019-07-31T12:55:48Z
dc.date.available2019-07-31T12:55:48Z
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationSILVEIRA, Carolina Hessel ... et al. Libras I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17628
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especialpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSurdopor
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.subjectLibraspor
dc.titleLibras Ipor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoNesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ao estudo da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Logo, aprenderemos não de maneira seqüencial em que os cadernos se apresentam. Por exemplo, a Tabela de Classificadores será ofertada nos conteúdos da disciplina IV, e os animais durante todas as disciplinas dentro de diferentes contextos. Assim sendo, em nada será alterado o contexto da disciplina, apenas os conteúdos serão mais aperfeiçoados à realidade. Lembre-se de que a Libras é uma língua e, como todas as outras, é dinâmica, sofrendo alterações no decorrer do tempo e espaço e no próprio processo interativo. Nesta disciplina, iremos trabalhar Língua de Sinais e Percepção Visual. Além de nos aprofundarmos no conhecimento dos Estudos Surdos: História Surda e Cultura Surda. Na primeira unidade, iremos conhecer a história do Surdo, sua língua e cultura. Na segunda, trabalharemos os Classificadores, que são uma representação da LIBRAS, os quais possibilitam mostrar claramente detalhes específicos de um determinado assunto. Em seguida, iremos conhecer sinais básicos de família, pessoas, objetos; aprenderemos também a utilizar a expressão facial e corporal na realização da língua. Na quarta e última unidade, aprenderemos outros sinais básicos de cores, animais e calendário. Existente há aproximadamente 150 anos no Brasil, é sua língua materna, tendo fundamental importância na Comunidade Surda e sendo fundamentada pela Lei Federal no 10.436, de 24 de abril de 2002 - a "Lei de LIBRAS".por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor


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