Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonin, Guerino Antonio
dc.creatorTextor, Mára Lenir Vaz
dc.date.accessioned2019-07-31T15:38:25Z
dc.date.available2019-07-31T15:38:25Z
dc.date.issued2011-12-20
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17648
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis text deals with a study about municipal school administration, on behalf of a higher level of extra-class experiences, to be lived by students in order to avoid evasion. The research was done at Emílio Henrique Schmitt Municipal School – situated at Campo Comprido, rural zone of Espumoso, RS – where, through a study of the basic characteristics of the institution and an interview done with an educational administrator, we analyze the ways school administration operates to attain the principles which were established by the LDB (Laws of Directives and Bases) on what concerns to the access and permanence of students at school and to the valorization of the particularities which are lived at extra-class experiences. Amongst the results, we point infra-structure problems at school and familiar difficulties which compromise the good fulfillment and permanence of students, so as a struggle faced by the school administration to soften these difficulties and to give chance to access and permanence equality to all students, including projects which consider the extra-class knowledge which has already been developed by them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectExperiências extraclassepor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPublic administrationeng
dc.subjectExtra-class experienceseng
dc.subjectSchool administrationeng
dc.titleMediações da gestão escolar pela igualdade de acesso e valorização das diferenças e experiências extraclasses: um estudo de caso em uma escola municipal de Espumoso - RSpor
dc.title.alternativeMediations of educational administration for equalty of access and valorization of differences and extra-class experiences: a case study in a municipal shool of Espumoso - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Jacuizinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEste texto aborda um estudo sobre o trabalho da gestão escolar municipal em prol da valorização de experiências extraclasse vivenciadas pelos estudantes como meio de evitar a evasão. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Emílio Henrique Schmitt, situada na localidade de Campo Comprido, zona rural de Espumoso, onde, através de um estudo das características básicas da instituição e de uma entrevista realizada com uma gestora educacional, são analisados os modos como a gestão tem operado para atender aos princípios estabelecidos pela LDB no que concerne ao acesso e permanência dos estudantes na escola e à valorização das particularidades vividas nas experiências extraclasse. Dentre os resultados, foram apontados problemas de infraestrutura na escola e dificuldades familiares que comprometem o bom desempenho e permanência dos estudantes, assim como uma luta empreendida pela gestão escolar para amenizar essas dificuldades e oportunizar igualdade de acesso e permanência para todos os estudantes, incluindo projetos que levam em conta os saberes extraclasse desenvolvidos pelos mesmos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto