dc.contributor.advisor | Trevisan, Michele Kapp | |
dc.creator | Tonin, Daiana | |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T16:05:34Z | |
dc.date.available | 2019-07-31T16:05:34Z | |
dc.date.issued | 2011-12-10 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17650 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The research seeks to analyze the interactivity and the multiplicity in which art / media were present simultaneously, especially in the daily life of the student, since there is a wide diversity of artistic expressions that reveal the time and often, by not appropriating these forms of manifestations, is not considered as art. The artistic proposal in this sense, these experiences facilitates communication and expression to the proposals of interactivity and reading the various forms of artistic expression within cultural approaches, encouraging the expression, observation and reading of works of art through themes with the use of media. For that we chose to conduct the work with a group of students in upper grades of elementary school located in the municipal town of Farroupilha / RS. The work allowed students to articulate a cultural reality, providing them with aesthetic experiences, expanding their repertoire visual, sensory and sound, building a more critical awareness and developing skills of readings of the world. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Mídia | por |
dc.subject | Mídia informática | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Media | eng |
dc.subject | Media informatics | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.title | Arte e mídia: leituras e significações na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Minella da cidade de Farroupilha | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa busca analisar a interatividade e a multiplicidade em que arte/mídias se apresentam contemporaneamente, principalmente no cotidiano do aluno, visto que há uma ampla pluralidade de manifestações artísticas que se revelam o tempo todo e que muitas vezes, por não se apropriarem destas formas de manifestações, não se configura como sendo arte. A proposta artística, nesse sentido, facilita essas vivências de comunicação e expressão a partir das propostas de interatividade e leitura das várias formas das manifestações artísticas dentro das abordagens culturais, incentivando a expressão, a observação e a leitura de obras de arte, através de temas com o uso das mídias. Para tanto se optou pela realização do trabalho com um grupo de alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal localizada na cidade de Farroupilha/RS. O trabalho permitiu aos estudantes uma formação cultural articulada com a realidade, proporcionando-lhes experiências estéticas, ampliando seus repertórios visuais, sensoriais e sonoros, construindo uma consciência mais crítica e desenvolvendo habilidades de leituras de mundo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |