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dc.contributor.advisorLonghi, Solon Jonas
dc.creatorTorres, Maurília Ricalde
dc.date.accessioned2019-08-02T12:19:47Z
dc.date.available2019-08-02T12:19:47Z
dc.date.issued2010-12-16
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17676
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe environmental education seeks the construction and reconstruction of knowledge, values and the subject’s feelings regarding life, fortifying the bound of human beings to their world and so it directs attitudes and postures, granting a natural balance and adding quality to life. Child education is the initial stage of basic knowledge, awarding small children the right of care and education, within a social, educational and pedagogical space prepared to stimulate their development. With the purpose of analyzing the theme of environmental education in child education, we covered paths as the job of the tutor, planning and classes in the attempt of putting in doubt the organization of planning and practices of the teaching body in what it refers to the environmental education. Therefore, this paper was developed in the “Núcleo de Educação Infatil Ipê Amarelo”, and it had as research subjects the teachers, the trainee and their respective classes. The research happened through a questionnaire with the teachers and trainee and by the inset in their practices and planning. The practices that were organized during the planning, have happened in a natural way without breaking in the plannings, but rather complementing them. Environmental Education with young children comes to create, and/or increase the children´s relationship with the natural ambience trying to make it part of their everyday life. The practices organized during the planning allowed a bigger approach of the children to the natural environment, enabling relations to be established among kids, adults and the environment itself.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectSmall childreneng
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectCrianças pequenaspor
dc.titleEducação ambiental na educação infantil: uma problematização no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelopor
dc.title.alternativeEnvironmental education at child education: a problematic in the “Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo”eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA educação ambiental visa a construção e reconstrução de conhecimentos, valores e sentimentos do sujeito com a vida, fortalecendo o vínculo dos seres humanos para com seu ambiente e assim, direciona atitudes e posturas, conferindo um equilíbrio natural e agregando qualidade à vida. A Educação Infantil é a etapa inicial da educação básica, conferindo um direito das crianças pequenas ao cuidado e à educação, dentro de um espaço social, educacional, pedagogicamente preparado para estimular seu desenvolvimento. Com o objetivo de analisar o tema Educação Ambiental na Educação Infantil, percorremos caminhos pelo trabalho do educador, planejamentos e aulas, na tentativa de problematizar a organização dos planejamentos e das práticas docentes no que se refere à Educação Ambiental. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, e teve como sujeitos de pesquisa professoras, estagiária e suas respectivas turmas. A pesquisa aconteceu através de um questionário com as professoras e estagiária e de inserção nas práticas e planejamentos. As práticas organizadas durante os planejamentos aconteceram de forma natural, sem rompimento no trabalho das turmas, mas sim complementando este. A EA com crianças pequenas vem para criar e/ou intensificar os laços das crianças com o ambiente natural, tentando fazer que este faça parte do seu dia a dia. Nesta primeira etapa da educação básica, o contato com o mundo dá possibilidade às crianças de construção de conhecimentos, atribuindo significados e desenvolvendo o modo de perceber o seu mundo e de se relacionar com ele e com os outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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