dc.contributor.advisor | Longhi, Solon Jonas | |
dc.creator | Torres, Maurília Ricalde | |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T12:19:47Z | |
dc.date.available | 2019-08-02T12:19:47Z | |
dc.date.issued | 2010-12-16 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17676 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The environmental education seeks the construction and reconstruction of
knowledge, values and the subject’s feelings regarding life, fortifying the bound of human
beings to their world and so it directs attitudes and postures, granting a natural balance and
adding quality to life. Child education is the initial stage of basic knowledge, awarding small
children the right of care and education, within a social, educational and pedagogical space
prepared to stimulate their development. With the purpose of analyzing the theme of
environmental education in child education, we covered paths as the job of the tutor,
planning and classes in the attempt of putting in doubt the organization of planning and
practices of the teaching body in what it refers to the environmental education. Therefore,
this paper was developed in the “Núcleo de Educação Infatil Ipê Amarelo”, and it had as
research subjects the teachers, the trainee and their respective classes. The research
happened through a questionnaire with the teachers and trainee and by the inset in their
practices and planning. The practices that were organized during the planning, have
happened in a natural way without breaking in the plannings, but rather complementing
them. Environmental Education with young children comes to create, and/or increase the
children´s relationship with the natural ambience trying to make it part of their everyday life.
The practices organized during the planning allowed a bigger approach of the children to the
natural environment, enabling relations to be established among kids, adults and the
environment itself. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Small children | eng |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Crianças pequenas | por |
dc.title | Educação ambiental na educação infantil: uma problematização no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo | por |
dc.title.alternative | Environmental education at child education: a problematic in the “Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo” | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A educação ambiental visa a construção e reconstrução de conhecimentos,
valores e sentimentos do sujeito com a vida, fortalecendo o vínculo dos seres
humanos para com seu ambiente e assim, direciona atitudes e posturas, conferindo
um equilíbrio natural e agregando qualidade à vida. A Educação Infantil é a etapa
inicial da educação básica, conferindo um direito das crianças pequenas ao cuidado
e à educação, dentro de um espaço social, educacional, pedagogicamente
preparado para estimular seu desenvolvimento. Com o objetivo de analisar o tema
Educação Ambiental na Educação Infantil, percorremos caminhos pelo trabalho do
educador, planejamentos e aulas, na tentativa de problematizar a organização dos
planejamentos e das práticas docentes no que se refere à Educação Ambiental.
Para tanto, este trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Educação Infantil Ipê
Amarelo, e teve como sujeitos de pesquisa professoras, estagiária e suas
respectivas turmas. A pesquisa aconteceu através de um questionário com as
professoras e estagiária e de inserção nas práticas e planejamentos. As práticas
organizadas durante os planejamentos aconteceram de forma natural, sem
rompimento no trabalho das turmas, mas sim complementando este. A EA com
crianças pequenas vem para criar e/ou intensificar os laços das crianças com o
ambiente natural, tentando fazer que este faça parte do seu dia a dia. Nesta primeira
etapa da educação básica, o contato com o mundo dá possibilidade às crianças de
construção de conhecimentos, atribuindo significados e desenvolvendo o modo de
perceber o seu mundo e de se relacionar com ele e com os outros. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |