A ineficiência no processo de gestão de compras e contratações na administração pública
Resumo
A gestão de compras se caracteriza como uma das atividades mais importantes para a organização. Para que haja a execução das funções na organização, há a necessidade através do setor de compras, de suprir de materiais e serviços todos os setores para o bom funcionamento. Esse processo de aquisições no setor público se caracteriza um tanto complexo, visto que a Administração Pública se submete a aplicabilidade da Lei nº 8.666/93 que define uma série de parâmetros buscando resguardar o uso correto dos recursos públicos. Buscando avaliar a eficiência o presente estudo teve como meta analisar e avaliar o sistema de gestão de compras (bens e serviços) no Município de Coxilha no que tange a eficiência e propor melhorias dos procedimentos da gestão de compras, a partir de um estudo de caso. O trabalho apresenta como objetivos identificar e analisar as práticas de gestão da atividade relacionada às compras e contratações, sugerir a implementação de melhorias nos procedimentos de gestão de compras e serviços tornando o processo eficiente de forma que haja diminuição da burocracia e também identificar ferramentas e recursos que possam contribuir para otimizar o trabalho, racionalizar custos e tempo, buscando a modernização do processo. A metodologia aplicada foi através de pesquisa qualitativa descritiva com o levantamento de informações em questionário com os servidores que tem relação direta com as compras buscando analisar as questões que mais dificultam o trabalho da gestão de compras. Os resultados indicam a necessidade de implementar ações efetivas de planejamento, aperfeiçoamento de pessoal, qualidade com os serviços, organização, centralização, aprimoramento e agilidade das atividades, pontos que podem ser melhorados a fim de tornar a gestão de compras na Prefeitura Municipal de Coxilha mais eficiente.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [307]
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