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dc.contributor.advisorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorPires, Naiara Nuh de
dc.date.accessioned2019-08-08T19:49:19Z
dc.date.available2019-08-08T19:49:19Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17848
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.por
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo autobiográfico centralizado na história do autor participante deste, articulado com a pesquisa bibliográfica em documentos de âmbito Nacional e institucional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mais especificamente da história curricular formativa do Curso de Educação Especial, oferecido pela instituição. Por meio deste, procura-se criar uma reflexão acerca da formação do profissional capacitado para atender pessoas com necessidades educacionais especiais, compreendendo essa formação em diferentes momentos da história. Para a realização deste trabalho, foram abordadas referências teóricos através do método da autobiografia, onde aprofundou-se nas características centradas nesse processo metacognitivo, concomitante com o método da pesquisa bibliográfica, que proporciona o aprofundamento no conhecimento da área desejada. Os resultados obtidos demonstram a acuidade de realizar esse exercício reflexivo, pois esse promove um momento introspectivo acerca de nossas vivências, experiências e relações, assim, refletindo em nossos aprendizados e práticas futuras. Também é importante procurar sempre compreender os caminhos constituintes das áreas em que estamos inseridos, no caso deste estudo, visou-se inteirar sobre os processos que fizeram parte da formação do Professor de Educação Especial, em que evidentemente vem de uma reestruturação ao longo das últimas décadas, relacionados diretamente com o contexto político, econômico e social. Conclui-se, que o ato de pensar sobre si próprio, articulado com análises teóricas, cogita também avaliar todos os aspectos de sua formação, considerando essa determinante na constituição de um sujeito tanto no sentido pessoal quanto profissionaleng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectAutobiographyeng
dc.titleSentimentos e sentidos do querer ser professor de educação especial: uma história autobiográficapor
dc.title.alternativeFeelings and meanings of wanting to be a special education teacher: na autobiographical historyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo autobiográfico centralizado na história do autor participante deste, articulado com a pesquisa bibliográfica em documentos de âmbito Nacional e institucional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mais especificamente da história curricular formativa do Curso de Educação Especial, oferecido pela instituição. Por meio deste, procura-se criar uma reflexão acerca da formação do profissional capacitado para atender pessoas com necessidades educacionais especiais, compreendendo essa formação em diferentes momentos da história. Para a realização deste trabalho, foram abordadas referências teóricos através do método da autobiografia, onde aprofundou-se nas características centradas nesse processo metacognitivo, concomitante com o método da pesquisa bibliográfica, que proporciona o aprofundamento no conhecimento da área desejada. Os resultados obtidos demonstram a acuidade de realizar esse exercício reflexivo, pois esse promove um momento introspectivo acerca de nossas vivências, experiências e relações, assim, refletindo em nossos aprendizados e práticas futuras. Também é importante procurar sempre compreender os caminhos constituintes das áreas em que estamos inseridos, no caso deste estudo, visou-se inteirar sobre os processos que fizeram parte da formação do Professor de Educação Especial, em que evidentemente vem de uma reestruturação ao longo das últimas décadas, relacionados diretamente com o contexto político, econômico e social. Conclui-se, que o ato de pensar sobre si próprio, articulado com análises teóricas, cogita também avaliar todos os aspectos de sua formação, considerando essa determinante na constituição de um sujeito tanto no sentido pessoal quanto profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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