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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorMorais, Djênifer Oliveira de
dc.date.accessioned2019-08-08T19:50:02Z
dc.date.available2019-08-08T19:50:02Z
dc.date.issued2017-12-14
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17852
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis paper refers to a case study to discuss and understand the school routine of a deaf child with cochlear implant among children without hearing problems. The student is five years old and is registered in the elementary school of a municipal institute located in Santa Maria, Rio Grande do Sul state. The student makes use of some oral portuguese words, gestures and some Libras's signals to communicate. It is a descriptive research of qualitative approach of the Case Study type. The idea of including deficient alterity in the general education system becomes a practice advised according to documents such as the Law of Directives and Bases of National Education-LDBEN, and Declaration of Salamanca. In order to invest in this study, the research problem is: How the language is being acquired and how is it possible to communicate among the colleagues of a deaf child with a Cochlear Implant, included in a traditional school in Santa Maria-RS? The main objective is to verify the development of the language and communication in the school routine of a deaf student with cochlear implant included in a municipal school in Santa Maria-RS. To conclude, the analysis of the results of the present research demonstrates that the student is not acquiring a structured structure, capable of allowing his cognitive development and maintaining communication in the school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectLingua(gem)por
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectImplante coclearpor
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectCochlear implanteng
dc.titleInclusão & Alteridade surda: o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação na rotina escolar de uma criança com implante coclear em Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeInclusion and deaf alterity: the development of the language and communication of a child with a cochlear implant at school routine in Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho faz referência a um Estudo de Caso, a fim de discutir e conhecer a rotina escolar, de uma criança surda com Implante Coclear (IC), incluída em escola de ouvintes. O aluno surdo que faz parte da pesquisa, atualmente com cinco anos de idade, está matriculado na educação infantil de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria -RS. A criança utiliza-se de algumas palavras do português oral, de gestos e alguns sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para comunicar-se. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. A ideia de incluir a alteridade deficiente no sistema geral de ensino torna-se uma prática aconselhada conforme documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN, e Declaração de Salamanca. Para investir neste estudo tem-se como problema de pesquisa: investigar como está sendo adquirida a lingua(gem) e como se efetiva a comunicação entre pares de uma criança surda com Implante Coclear incluída em escola de ouvintes em Santa Maria-RS? Tem como objetivo principal verificar o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação no cotidiano escolar de um aluno surdo com IC incluído em uma escola municipal de Santa Maria-RS. E para finalizar, a análise dos resultados da presente pesquisa demonstra que o aluno não está adquirindo lin(gua)gem estruturada, capaz de permitir seu desenvolvimento cognitivo e manter a comunicação no ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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