Práticas da educação bilíngue na educação básica e ensino superior: narrativas dos surdos em relação à língua portuguesa
Resumo
O seguinte estudo tem como tema Práticas da Educação Bilíngue na Educação Básica e Ensino
Superior: Narrativas dos Surdos em relação à Língua Portuguesa. Este Trabalho de Conclusão de
Curso – TCC foi desenvolvido a partir de análises das entrevistas semiestruturadas realizadas com
três alunos surdos do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O objetivo é
entender os sentidos e significados da aquisição da Língua Portuguesa como marcas da trajetória
escolar. Na apresentação abordo a trajetória até ao tema de pesquisa e após a metodologia utilizada.
Seguindo apresento as análises da materialidade com seis subcapítulos com as recorrências
discursivas sobre o processo de aquisição da Língua Portuguesa narradas pelos surdos
entrevistados. E por fim a conclusão. Este trabalho entende o sujeito surdo através dos campos
teóricos dos Estudos Culturais e Estudos Surdos, conhecendo e analisando as narrativas que os
alunos entrevistados fazem sobre si em relação ao processo educacional.