Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrêa, Ayrton Dutra
dc.creatorDalla Valle, Lutiere
dc.date.accessioned2019-08-09T15:11:52Z
dc.date.available2019-08-09T15:11:52Z
dc.date.issued2006-03-23
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17874
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Arte e Visualidade, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe present inquiry that brings as subject the use of Projects of Work as a possibility in Ensign of the Art in Average Ensign, had as objective generality to search in the methodology boarding of the Projects Work, one another way to teach and to learn Art. This work that had as theoretical recital the ideas of Fernando Hernández ally to other authors, primo for developing in the citizens of the research the capacities to work in team, to take decisions and to communicate themselves in creative and sensible way; to formulate and to decide related problems the adverse situations; to contribute for the reconstruction of the identity of the citizens in relation to the diverse readings of the reality that they surround to them and that they need to learn to interpret. The field work gave through the execution and analysis of the Mars Project – Maristas in Art, where the pupils had been involved in the planning and accomplishment in all the stages of the proposal. Under the qualitative boarding the information had been gotten through different sources, including daily of field, participant comment, open interview and documentary analysis. The collection of date happened during the school year of 2005 – March to November – in the Marista College Saint Maria in the city of Saint Maria, RS.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleProjeto Marte: um projeto de trabalho para o ensino médiopor
dc.title.alternativeMars Project: a project of work for average ensigneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationArte e Visualidadepor
dc.description.resumoA presente investigação que traz como tema a utilização de Projetos de Trabalho como uma possibilidade no Ensino da Arte no Ensino Médio, teve como objetivo geral buscar na abordagem metodológica dos Projetos de Trabalho, uma outra maneira de ensinar e aprender Arte. Este trabalho que teve como fundamentação teórica as idéias de Fernando Hernández aliado a outros autores, primou por desenvolver nos sujeitos da pesquisa as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões e comunicar-se de maneira criativa e sensível; a formular e resolver problemas relacionados a situações adversas; a contribuir para a reconstrução da identidade dos sujeitos em relação às diversas leituras da realidade que lhes cercam e que necessitam aprender a interpretar. O trabalho de campo deu-se através da execução e análise do Projeto Marte – Maristas em Arte, onde os alunos foram envolvidos no planejamento e realização em todas as etapas da proposta. Sob a abordagem qualitativa as informações foram obtidas através de diferentes fontes, incluindo diário de campo, observação participante, entrevista aberta e análise documental. A coleta de dados aconteceu durante o ano letivo de 2005 – de março a novembro - no Colégio Marista Santa Maria na cidade de Santa Maria, RS.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto