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dc.contributor.advisorCopetti, Rosana Estela
dc.creatorVaz, Soila Carla Gomes
dc.date.accessioned2019-08-16T12:21:33Z
dc.date.available2019-08-16T12:21:33Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17945
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectQualidadepor
dc.titlePráticas pedagógicas envolvendo alunos com déficit de atenção e o papel do professor enquanto mediador do processopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem por finalidade refletir sobre a importância da prática pedagógica inclusiva de alunos com déficit cognitivo em salas de aula do ensino regular e organiza-se em torno de uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Como suporte teórico para esse estudo, priorizou-se o uso de teorias de autores que contemplam o tema escolhido, tais como: Carvalho (2004), Mantoan (2002), Bueno (1999), Pan (2008), Freitas (2004), Ramos (2006), Roth (2008), Varela (1994), Patto (1996), Collares e Moysés (1996) e outros. O professor em sua prática diária deve procurar observar o estágio em que o aluno se encontra, considerando seus conhecimentos prévios para depois traçar e elaborar estratégias em que o aluno com necessidades educativas especiais possa aperfeiçoar seus conhecimentos, privilegiando o desenvolvimento e a superação de seus limites intelectuais, comunicativos e outros. Assim, o objetivo deste estudo foi buscar entender as concepções dos professores sobre alunos que apresentam déficit cognitivo incluídos na classe comum do ensino regular. Para isso, foram consideradas as concepções de inclusão e de déficit cognitivo. A opção metodológica delimitada para a pesquisa foi uma abordagem qualitativa, seguindo a concepção de Minayo (1999) e como estratégia de coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada. Os dados coletados mostraram que as formas de pensar das professoras sobre temas relacionados à inclusão escolar encontram-se, ainda, em construção.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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