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dc.creatorSantos, Fernando Ferrão dos
dc.date.accessioned2019-08-21T22:14:08Z
dc.date.available2019-08-21T22:14:08Z
dc.date.issued2016-01-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17988
dc.description.abstractThis research was linked to the Master's degree in Education, the Program of Graduate Studies in Education of the Federal University of Santa Maria, in the line of School Practices and Public Policies (LP2) and the Group for Research and Contemporary Studies in Education and Childhood - GIECEI. The study aimed to investigate the children's perceptions of school, a pre-school class in the city of Julio de Castilhos / RS, amid the transition from kindergarten to elementary school. The investigative journey took aspects of qualitative ethnographic research, based on studies of Minayo (1996), André (2005) and Bakhtin (2006). As an investigative methodology was used participant observation, based on Lapassade (2001), and as data collection instruments logbook and pedagogical documentation through drawings produced by children (Francischini and Fields, 2008). Analysis of the data produced during the survey was conducted from the content analysis, which for Bardin (2009) is understood as a set of analytical techniques of communication that uses systematic procedures and description of the content of the messages goals. With this study, we show the actions of children in the process of creating meanings, an insertion movement in the school context and compliance with the own demands and curiosities, in the midst of organizing time, which was understood as a cognitive category socially constructed that encompasses both individual subjectivity as a set of cultural and social meanings (Bondioli, 2004). This was possible partly because the theoretical approach adopted in this research, based on the pedagogical documentation, which was used the logbook in view of the daily lesson of Zabalza researcher (1994), and the drawings of children taking into account the theoretical contributions of Oliveira-Formosinho and Azevedo (2002), which were fundamental in the analysis of data built up over the work. There are many challenges that education must face and one of them is to get the child to be recognized as a subject of rights, citizen. And as the results arrived at, the research shows that it is necessary to ensure the child conditions for its development, not only in the letter of the law, but concrete and real plane in which the right to play is legitimately recognized, as well as your time and your space are respected and also gain its due importance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectTransição escolarpor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectChildeng
dc.subjectSchool transitioneng
dc.subjectSchoolingeng
dc.titleTempo de quê?: as percepções das crianças sobre o tempo escolar na transição da educação infantil para os anos iniciaispor
dc.title.alternativeTime for what?: the perceptions of children about time in school education of children's transition to the early yearseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa está vinculada ao Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Práticas Escolares e Políticas Publicas (LP2) e ao Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância – GIECEI. O estudo teve como objetivo investigar as percepções infantis sobre a escola, de uma turma pré-escolar do município de Júlio de Castilhos/RS, em meio à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O percurso investigativo assumiu aspectos da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com base nos estudos de Minayo (1996), André (2005) e Bakhtin (2006). Como metodologia investigativa utilizou-se a observação participante, com base em Lapassade (2001), e como instrumentos de coleta de dados o diário de bordo, e a documentação pedagógica por meio de desenhos produzidos pelas crianças (Francischini e Campos, 2008). A análise dos dados produzidos durante a pesquisa foi realizada a partir da análise de conteúdo, que para Bardin (2009) é compreendida como um conjunto de técnicas de análise das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. Com este estudo, foi possível evidenciar as ações das crianças no processo de criação de significados em um movimento de inserção no contexto escolar e de atendimento às próprias demandas e curiosidades, em meio à organização do tempo, o qual foi compreendido como uma categoria cognoscitiva socialmente construída que engloba tanto a subjetividade individual como o conjunto dos significados culturais e sociais (Bondioli, 2004). Isto foi possível, em parte, devido à abordagem teórica adotada nesta pesquisa, com base na documentação pedagógica, da qual foi utilizado o diário de bordo na perspectiva dos diários de aula do pesquisador Zabalza (1994) e os desenhos das crianças, levando em consideração os aportes teóricos de Oliveira-Formosinho e Azevedo (2002),os quais foram fundamentais na análise dos dados construídos ao longo do trabalho. Muitos são os desafios que a educação precisa enfrentar e um deles é fazer com que a criança seja reconhecida como sujeito de direitos, cidadã. E, conforme os resultados a que se chegou, a pesquisa aponta que é necessário assegurar à criança condições para o seu desenvolvimento, não só na letra da lei, mas no plano concreto e real no qual o direito de brincar seja legitimamente reconhecido, assim como o seu tempo e o seu espaço sejam respeitados e ganhem também sua devida importância.por
dc.contributor.advisor1Tomazzetti, Cleonice Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821077407620769por
dc.contributor.referee1Scremin, Greice
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8590324135636694por
dc.contributor.referee2Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1855571724779873por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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