O ensino da estatística no desenvolvimento da criticidade de alunos de uma escola do ensino fundamental no municipio de Montenegro, RS
Abstract
Neste estudo, desenvolvem-se a problematização, a teoria e a prática
interrelacionadas ao tema sobre a construção das habilidades de criticidade no
ensino de estatística para a resolução de questões curriculares de matemática e
problemas do cotidiano. O processo metodológico foi iniciado nos dois primeiros
trimestres para se elaborar a problematização e se construir o aporte teórico com
fundamentação em diversos autores, como Paulo Freire e Skovsmose. As etapas de
coleta e de análise dos dados com abordagens qualitativas e quantitativas
ocorreram durante o último trimestre na realização dos Problemas Motivadores, com
uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental; as técnicas empregadas na redação,
leitura, interpretação crítica e resolução dos problemas possibilitaram o
desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e também, o alcance dos objetivos
e a confirmação da hipótese da pesquisa. As conclusões mostram a evolução da
turma pesquisada, entretanto podem-se ampliar os resultados específicos obtidos
para outras situações de aprendizagem, para que a criticidade seja uma ferramenta
para a resolução de problemas curriculares e para a reflexão e transformação da
realidade cotidiana como alternativa de vivência da cidadania e a realização das
expectativas de alunos e de professores.
Collections
- Educação Matemática [27]
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