Show simple item record

dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorVentura, Wanderley Cláudio
dc.date.accessioned2019-08-28T13:41:55Z
dc.date.available2019-08-28T13:41:55Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18055
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractIn this paper focus is given to the results of a literature search, which served for the better understanding of the reality experienced by the public school, and made use of the ideas of several authors on some issues relevant to the progress of public education, such as the participatory school management , meetings and misunderstandings of public education, the collegiate bodies. The work also presents and discusses important topics as: the reorganization of the school through its autonomy, driven by ethics and citizenship far as the inclusion of knowledge systems, educational political project. The literature investigated and which served as reference for this work which was researched and important works of theorists: Demo (2001), Luckesi (1994), Belloni (2001), Bordignon (1995) and other related, is among one of its goals to give opportunity, without being arrogant, that work to potential readers a better understanding of the issues relating to the school that will inevitably promote a more healthy life in future school work. We emphasize in this study, clear and objective discussions on the situation in public schools, whether state or municipal, which is the same regardless of which area the school is located. There are several debates, and increasingly frequent, involving disturbing questions about the Brazilian education, that is, its advances, setbacks and structures. However, we know that in most cases, are merely discussions, which, flush with the lack of practice time. We wish that this work, monographic has great importance for lifting the quality of public school education in Brazil as a contribution to the debate on the various issues that surround the institution responsible for providing the processing of citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectParticipatory managementeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleGestão escolar e participativa numa perspectiva democráticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNeste trabalho é dado enfoque aos resultados de uma pesquisa bibliográfica, que serviu para o maior conhecimento da realidade vivida pela escola pública, sendo feito uso das idéias de diversos autores sobre algumas questões relevantes ao andamento do ensino público, tais como: a gestão escolar participativa, encontros e desencontros da educação pública, os organismos colegiados. O trabalho ainda apresenta e discute temas importantes como: a reorganização da escola por meio de sua autonomia, movido pela ética e cidadania que se refere a inclusão do saber sistêmico, o projeto político pedagógico. A bibliografia investigada e que serviu de referencial para este trabalho na qual foram pesquisadas obras importantes de teóricos como: Demo (2001), Luckesi (1994), Belloni (2001), Bordignon (1995) e demais relacionados, tem entre um de seus objetivos, dar oportunidade, sem sermos prepotentes, aos possíveis leitores desse trabalho um maior conhecimento sobre as questões referentes ao contexto escolar que, inevitavelmente, promoverão uma vivência mais saudável nos futuros trabalhos escolares. Enfatizamos nesta pesquisa, discussões claras e objetivas sobre a situação existente nas escolas públicas, sejam estaduais ou municipais, que é a mesma independente da esfera a qual a escola se encontra. Vários são os debates, e cada vez mais freqüentes, envolvendo questões inquietantes sobre a educação brasileira, isto é, seus avanços, recuos e estruturas. No entanto, sabemos que, na maioria das vezes, são apenas meras discussões, as quais, esvaziam-se com o tempo pela falta da prática. Queremos, que este trabalho, monográfico tenha grande relevância para elevação da qualidade na educação da escola pública brasileira enquanto contribuição para o constante debate dos vários aspectos que cercam esta instituição responsável por proporcionar o aperfeiçoamento da cidadania.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.