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dc.contributor.advisorCosta, Joacir Marques da
dc.creatorVargas, Patrícia Silvestre de
dc.date.accessioned2019-09-11T12:23:20Z
dc.date.available2019-09-11T12:23:20Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18187
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThroughout history, Preschool Education in Brazil has had a supportive, compensatory and preparatory character, and has acquired a pedagogical dimension, constituting itself as an educational space (public or private), being a guaranteed right for our 4 and 5 year-olds. However, in order for this right to be viable, it was necessary for the governments at all levels to assume responsibility for public policies and short, medium and long-range budgets. Novo Hamburgo, among its priorities, has acted to meet the demonstrated demand of its pre-school population. With this, the Marina Garbarino school underwent a transformation, changing its exclusive focus from Elementary School to Early Childhood Education. This action imposed by the local Education Department had a significant impact in the daily life of the school, requiring school management to reorganize its financial and pedagogical plans. Through a qualitative case study, this monograph aims to analyze the advances and weaknesses of school management in Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) - Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Marina Garbarino, under the system of democratic management. Presented with an objective to understand the advances and challenges in the management of EMEI Marina Garbarino before compulsory pre-school attendance, the case study allowed us to better understand the context and particularities of EMEI Marina Márcia Penz Garbarino. It is up to school management to identify what is the responsibility of the school and what is the responsibility of the government and from there, to mobilize and solidify the changes, strategies and alternatives to the challenges found by the school, integrating the participation of adults and children within a democratic process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPré-escolapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectObrigatoriedadepor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPreschooleng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectObligatorinesseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectManagement democraticeng
dc.titleDo ensino fundamental à educação infantil: avanços e desafios da gestão escolarpor
dc.title.alternativeFrom fundamental education to child education: advances and challenges of school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Infantil no Brasil, ao longo da história, teve caráter assistencialista, compensatório, preparatória, e foi adquirindo uma dimensão pedagógica, constituindo-se como um espaço educacional (público ou privado), sendo um direito para as nossas crianças de 4 e 5 anos, garantido por lei. Entretanto, para que esse direito se viabilize, foi necessário que o Poder Público assumisse a responsabilidade com políticas públicas e plano orçamentário de projeção a curto, médio e longo prazo. Novo Hamburgo, dentre as suas prioridades, vem colocando em prática ações para atender a demanda manifesta de pré-escola da sua população. Com isso, a escola Marina Garbarino passou por uma transformação, deixando de atender o Ensino Fundamental para atender exclusivamente à Educação Infantil. Essa ação imposta pela Secretaria de Educação teve uma relevante interferência no cotidiano da escola, exigindo da gestão escolar uma reorganização no aspecto financeiro e pedagógico. Através de uma pesquisa qualitativa, de estudo de caso, a presente monografia, pretende analisar os avanços e fragilidades da gestão escolar na EMEF-EMEI Marina Garbarino, sob o viés da gestão democrática. Apresentando como objetivo geral de pesquisa compreender quais os avanços e desafios na gestão da EMEI Marina Garbarino diante da obrigatoriedade do atendimento pré-escolar. O estudo de caso permitiu-nos conhecer e compreender melhor o contexto e as particularidades da EMEI Marina Márcia Penz Garbarino. Cabe à gestão escolar identificar o que é de responsabilidade da escola e o que é de responsabilidade do poder público e, a partir daí, mobilizar e solidificar as mudanças, estratégias e alternativas frente aos desafios e fragilidades encontrados pela escola, articulando a participação de adultos e crianças, diante de um processo democrático.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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