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dc.contributor.advisorZonatto, Vinícius Costa da Silva
dc.creatorSilva, Priscila Rodrigues da
dc.date.accessioned2019-09-13T18:48:20Z
dc.date.available2019-09-13T18:48:20Z
dc.date.issued2019-07-05
dc.date.submitted2019-07-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18226
dc.description.abstractThis research analyzes the influence of psychological capital on the ability to absorb and knowledge transfer of students in the course of Accounting Sciences. A descriptive survey carried out by means of a survey, with a quantitative approach of the data, covered the participation of 235 students of the Accounting Sciences course of a public institution of higher education. The data collection was performed through a questionnaire applied in classrooms in person. The analysis of the data was carried out with Modeling of Structural Equations. The results demonstrate the direct influence of psychological capital on students' ability to absorb knowledge and an indirect influence of psychological capital on the knowledge transfer mediated by the absorptive capacity. It was found that students of the course of Accounting Sciences who possess greater psychological capital are more likely to develop their capacity of absorption and, later, to realize the knowledge transfer. This evidence shows that when students develop their psychological capital, their ability to absorb new knowledge is enhanced. In these conditions, their ability to transfer new knowledge is high. These evidences indicate that the students' absorptive capacity acts as mediator of the relation between psychological capital and knowledge transfer. This mediation is complete, in which the effects of psychological capital are indirect in the knowledge transfer. These results allow us to conclude that students with greater psychological capital are more likely to develop their ability to acquire, assimilate, transform and apply new knowledge, being able to transfer knowledge acquired in the course of Accounting Sciences to their work activities. These findings contribute to the understanding of the effects of two important psychological capacities on the ability knowledge transfer, as well as the identification of contextual variables that explain individual differences in the analyzed sample.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCapital psicológicopor
dc.subjectPsychological capitaleng
dc.subjectAbsorção de conhecimentospor
dc.subjectTransferência de conhecimentos.por
dc.subjectAbsorptioneng
dc.subjectKnowledge transfereng
dc.titleInfluência do capital psicológico na capacidade de absorção e transferência de conhecimentospor
dc.title.alternativeInfluence of psychological capital in the ability of absorption and knowledge transfereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a influência do capital psicológico na capacidade de absorção e transferência de conhecimentos de alunos do curso de Ciências Contábeis. Pesquisa descritiva, realizada por meio de levantamento, com abordagem quantitativa dos dados, abrangeu a participação de 235 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado presencialmente em salas de aula. A análise dos dados foi realizada com Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstram a influência direta do capital psicológico na capacidade de absorção de conhecimentos dos alunos e uma influência indireta do capital psicológico na transferência de conhecimentos, mediada pela capacidade absortiva. Constatou-se que alunos do curso de Ciências Contábeis que possuem maior capital psicológico são mais propensos a desenvolver sua capacidade de absorção e, posteriormente, realizar a transferência de conhecimentos. Estas evidências mostram que quando os alunos desenvolvem seu capital psicológico, sua capacidade de absorção de novos conhecimentos é potencializada. Nestas condições, sua capacidade para transferir novos conhecimentos é elevada. Estas evidências indicam que a capacidade absortiva dos alunos atua como mediadora da relação entre o capital psicológico e transferência de conhecimentos. Esta mediação é completa, em que os efeitos do capital psicológico são indiretos na transferência de conhecimentos. Estes resultados permitem concluir que alunos com maior capital psicológico são mais propensos a desenvolver sua capacidade para adquirir, assimilar, transformar e aplicar novos conhecimentos, sendo capazes de transferir conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis as suas atividades de trabalho. Estes achados contribuem ao entendimento dos efeitos de duas importantes capacidades psicológicas na capacidade de transferência de conhecimentos, bem como na identificação de variáveis contextuais que explicam diferenças individuais na amostra analisada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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