Informática: sua utilização no quarto ano do ensino fundamental e a formação dos profissionais em escolas de Santana do Livramento
Resumen
Este artigo, além dos recursos literários explorados e expostos, também apresenta o
registro e a reflexão sobre resultados obtidos através de uma pesquisa que aborda a
utilização da informática no Ensino Fundamental assim como a formação dos
profissionais em algumas escolas da cidade de Santana do Livramento. A proposta
desta pesquisa surgiu da necessidade de se compreender a importância da
informática na vida escolar do aluno e principalmente na formação deste como
cidadão. O objetivo principal é estimular o profissional de educação do Ensino
Fundamental a refletir a importância de sua própria formação para o domínio da
informática e de sua atualização tecnológica, e não somente do método de ensino
adotado. A metodologia seguida neste artigo além da revisão bibliográfica, a qual
enfatiza a adoção das tecnologias como método de ensino/aprendizagem, são a
pesquisa e entrevista realizadas através de questionários. As indagações foram
elaboradas e aplicadas abrangendo três esferas administrativas (Privada – Estadual –
Municipal) em escolas de Santana do Livramento, com intuito comparativo sobre a
utilização da informática no quarto ano do Ensino fundamental, enfatizando não
somente sua utilização, mas principalmente a formação dos profissionais dessas
escolas. O principal entendimento que se destaca nessa reflexão, independentemente
das diferentes realidades escolares encontradas através deste trabalho, é a
necessidade no sentindo de ampliar as possibilidades de formação dos profissionais
da Educação.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: