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dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorSampaio, Cassiandra da Rosa
dc.date.accessioned2019-09-19T13:36:20Z
dc.date.available2019-09-19T13:36:20Z
dc.date.issued2011-12-10
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18283
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work shows the importance of using assistive technology, especially communication alternative funding to support attendance of a psychology student with intellectual disabilities as a way of ensuring the rights of access and retention in school. Is now experiencing a new reality, including these students in regular classrooms. Given this new reality emerged technologies in the service of education, aimed at access and effective participation of people with disabilities in the classrooms of regular schools. Through this study, we investigated the potential of boardmaker software with a student with intellectual disabilities. Thus it was possible to verify how much data and how to use graphics boards of alternative communication could help in the learning of students. Using this feature, also concludes that the student is in the symbolic period of its development. Period which allows the child to create mental images in the absence of the object, is the period of fantasy, make believe, it happens also to semiotic function that allows the emergence of language.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtendimento psicopedagógicopor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectComunicação suplementar e alternativapor
dc.subjectSoftware Boardmakereng
dc.titleTecnologia assistiva no atendimento psicopedagógico de um aluno com deficiência intelectualpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a importância do uso da Tecnologia Assistiva, em especial a Comunicação Alternativa, como apoio ao atendimento psicopedagógico de um aluno com deficiência intelectual, como forma de assegurar os direitos de acesso e a permanência na escola. Vivencia-se hoje uma nova realidade, a inclusão desses alunos nas classes regulares. Diante essa nova realidade surge as tecnologias a serviço da Educação, que visam o acesso e a efetiva participação da pessoa com deficiência nas salas de aula do ensino regular. Por meio deste estudo, investigou-se as potencialidades do software Boardmaker com um aluno com deficiência intelectual. Assim, foi possível verificar o quanto os dados gráficos e a forma de utilização das pranchas de comunicação alternativa puderam auxiliaram na aprendizagem desse aluno. Com o uso desse recurso, também conclui-se que o aluno se encontra no período simbólico do seu desenvolvimento. Período este que permite a criança criar imagens mentais na ausência do objeto, é o período da fantasia, do faz de conta, em que acontece também a função semiótica que permite o surgimento da linguagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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