dc.contributor.advisor | Oesterreich, Frankiele | |
dc.creator | Saldanha, Luiza Helena Acosta | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T15:45:22Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T15:45:22Z | |
dc.date.issued | 2011-10-30 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18349 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article intends to prove that the computer utilization as a methodological
resource dynamizes the teachings practice and benefits the students’ learning,
contributing to the improvement of the reading and interpretation skills. To elaborate
it, a study of the case was done with students in the third year of the Fundamental
School E.E.EM. General Jose Antonio Flores da Cunha, in Santana do Livramento,
R.S. During the experience it was observed that the use of the computer contributes
to the students’ learning improvement and benefits the knowledge construction,
which proves the necessity of changing the traditional teaching patterns, refreshing
the pedagogical practice. It is the teachers’ responsibility, facing cultural changes,
to internalize the idea of implanting a serious work that contemplates “the different”
and “the new” , so that his/her lesson brings a different approach to the students’
learning that differs from the conventional one, in which he/she is not the only one to
perform the function of teaching , but to become a supervisor in the process of
knowledge construction, in which the student has a space to interchange
experiences and to share doubts and learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Computador | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | Melhoria da aprendizagem | por |
dc.subject | Computer | eng |
dc.subject | Student | eng |
dc.subject | Improvement of learning | eng |
dc.title | O uso pedagógico do computador: um desafio para o novo educador | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo busca comprovar que a utilização do computador como recurso
metodológico dinamiza a prática docente e favorece a aprendizagem dos alunos,
auxiliando na melhoria das habilidades de leitura e interpretação. Para a construção
do mesmo foi realizado um estudo de caso com alunos do 3° ano do ensino
fundamental da E.E. EM.General Jose Antonio Flores da Cunha, em Sant’Ana do
Livramento/RS. Durante a experiência, foi observado que o uso do computador
contribui para a melhoria da aprendizagem dos alunos e favorece a construção do
conhecimento, o que comprova ser necessário mudar os modelos tradicionais de
ensino, atualizando a prática pedagógica. Cabe então aos educadores, diante das
mudanças culturais, absorver a ideia de implantar um trabalho sério que contemple o
diferente, o novo, para que realmente sua aula traga um diferencial para a
aprendizagem dos alunos, que exerça uma atitude diferente da convencional, no
qual ele não é mais o único que exerce a função de ensinar; mas, sim, torna-se um
orientador no processo de construção do conhecimento, no qual o aluno tenha um
espaço para dividir suas experiências e compartilhar dúvidas e aprendizagens. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |