Show simple item record

dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorSaldanha, Luiza Helena Acosta
dc.date.accessioned2019-09-23T15:45:22Z
dc.date.available2019-09-23T15:45:22Z
dc.date.issued2011-10-30
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18349
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article intends to prove that the computer utilization as a methodological resource dynamizes the teachings practice and benefits the students’ learning, contributing to the improvement of the reading and interpretation skills. To elaborate it, a study of the case was done with students in the third year of the Fundamental School E.E.EM. General Jose Antonio Flores da Cunha, in Santana do Livramento, R.S. During the experience it was observed that the use of the computer contributes to the students’ learning improvement and benefits the knowledge construction, which proves the necessity of changing the traditional teaching patterns, refreshing the pedagogical practice. It is the teachers’ responsibility, facing cultural changes, to internalize the idea of implanting a serious work that contemplates “the different” and “the new” , so that his/her lesson brings a different approach to the students’ learning that differs from the conventional one, in which he/she is not the only one to perform the function of teaching , but to become a supervisor in the process of knowledge construction, in which the student has a space to interchange experiences and to share doubts and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComputadorpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectMelhoria da aprendizagempor
dc.subjectComputereng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectImprovement of learningeng
dc.titleO uso pedagógico do computador: um desafio para o novo educadorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo busca comprovar que a utilização do computador como recurso metodológico dinamiza a prática docente e favorece a aprendizagem dos alunos, auxiliando na melhoria das habilidades de leitura e interpretação. Para a construção do mesmo foi realizado um estudo de caso com alunos do 3° ano do ensino fundamental da E.E. EM.General Jose Antonio Flores da Cunha, em Sant’Ana do Livramento/RS. Durante a experiência, foi observado que o uso do computador contribui para a melhoria da aprendizagem dos alunos e favorece a construção do conhecimento, o que comprova ser necessário mudar os modelos tradicionais de ensino, atualizando a prática pedagógica. Cabe então aos educadores, diante das mudanças culturais, absorver a ideia de implantar um trabalho sério que contemple o diferente, o novo, para que realmente sua aula traga um diferencial para a aprendizagem dos alunos, que exerça uma atitude diferente da convencional, no qual ele não é mais o único que exerce a função de ensinar; mas, sim, torna-se um orientador no processo de construção do conhecimento, no qual o aluno tenha um espaço para dividir suas experiências e compartilhar dúvidas e aprendizagens.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.