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dc.creatorPiccin, Marcos Botton
dc.creatorBetto, Janaina
dc.date.accessioned2019-09-23T17:07:38Z
dc.date.available2019-09-23T17:07:38Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationPICCIN, Marcos Botton et al. Educação popular, movimentos sociais e educação do campo. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18353
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.titleEducação popular, movimentos sociais e educação do campopor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoO material didático da disciplina Educação Popular, Movimentos Sociais e Educação do Campo, foi organizado em quatro unidades, com suas respectivas subunidades. O material foi elaborado e pensado de acordo com o previsto na estrutura do curso de Licenciatura em Educação do Campo e com o intuito de proporcionar a todos e todas a identificação das principais referências teórico-práticas da Educação Popular no Brasil, bem como contato com experiências de organização, escolarização e produção de vida das classes populares, sobretudo as que residem no campo. Além disso, o material se propõe a contribuir para situações de pesquisa, estudo, análise e problematização de experiências educacionais de educação popular e do campo que fortaleçam esses sujeitos. No momento de elaboração dos conteúdos e do material priorizamos referenciais teóricos e práticos que contribuíssem para entender a história da Educação Popular, sua existência na atualidade e a sua relação com a própria Educação do Campo. Por isso, na primeira unidade será estudada a trajetória da Educação Popular no Brasil e as diversas concepções existentes. Já na unidade 2, o material proporciona o contato com experiências práticas de Educação Popular, formais e não-formais, realizadas no Brasil ao longo das últimas décadas, tanto no setor educacional público, bem como em iniciativas privadas ou de organizações da sociedade civil. Para exercer um diálogo entre o estudo da Educação Popular e a questão específica da Educação do Campo, na unidade 3 se propôs o estudo da constituição histórica da Educação do Campo enquanto prática e categoria teórica a partir da compreensão da realidade de vida das populações do campo. Além disso, uma última unidade (unidade 4) foi construída com o objetivo de colocar à luz as questões atuais que tem se destacado dentro da Educação do Campo, principalmente no âmbito do direito à educação. Assim, gostaríamos de dizer que este material didático foi construído para expor, analisar e proporcionar reflexões acerca da interface entre a Educação Popular e a Educação do Campo e da forma como os movimentos sociais do campo se inserem nessa dinâmica e contribuem na construção de experiências.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor


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