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dc.creatorMiranda, Luciano
dc.date.accessioned2019-09-23T17:28:34Z
dc.date.available2019-09-23T17:28:34Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationMIRANDA, Luciano de et al. Sociologia fundamental clássica. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18359
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectSociologia clássicapor
dc.titleSociologia fundamental clássicapor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina de Sociologia Fundamental Clássica está dividida em 3 unidades. A Unidade 1 é desenvolvida com base nesse contexto. Na Subunidade 1.1, tem-se como objetivo a apresentação das origens da sociologia e, em especial, o papel pioneiro desempenhado por Auguste Comte para a criação da disciplina e, mais tarde, o do seu sucessor Émile Durkheim. Já o objetivo da Subunidade 1.2 é apresentar o processo de institucionalização da sociologia, para o qual merece destaque sua inserção nas universidades. Essa subunidade conta com dois tópicos – 1.2.1 e 1.2.2 – que abordam, respectivamente, a formalização da teoria sociológica com Durkheim e com Max Weber. Estes pensadores deixaram como legado paradigmas sociológicos que são referências centrais nas ciências sociais. A Unidade 2 aborda esse processo que deixa profundas marcas na vida social. Na Subunidade 2.1, são descritas as fases históricas do capitalismo, do seu surgimento até os dias atuais. Já a Subunidade 2.2 trata da geração de desigualdade com base na formalização sociológica de Marx, com foco nos processos de obtenção da mais-valia pelo capitalista e de alienação do trabalhador. a Unidade 3 objetiva situar a teoria social clássica abordada até aqui em relação a algumas influências na educação, a fim de que os leitores deste livro possam tomá-las inclusive como base de reflexão ou referência. A história e o cotidiano estão repletos de exemplos a serem empregados na relação ensino-aprendizagem por meio de olhar sociológico. De modo muito sintético, nas Subunidades 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4, apresenta-se, respectivamente, as contribuições de Comte e de Durkheim – ambos muito preocupados com as questões do consenso social e da integração moral do indivíduo à sociedade –, de Marx – a partir do qual a consciência de classe é instrumento de emancipação dos seres humanos –, e enfim, Weber, orientado às questões da racionalização da educação, cujo primado da técnica sobre outras experiências é algo – senão exclusivo – muito próprio da cultura ocidental contemporânea.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIApor


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