Mostrar registro simples

dc.creatorHermes, Rosméri
dc.creatorHermes, Simoni Timm
dc.date.accessioned2019-09-23T17:45:06Z
dc.date.available2019-09-23T17:45:06Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationHERMES, Rosméri et al. Metodologia do ensino de língua portuguesa I "A". 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18365
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especialpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectLinguagempor
dc.titleMetodologia do ensino de língua portuguesa I "A"por
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEsta disciplina tem como objetivo “compreender noções básicas da Linguística e suas relações com a aquisição da linguagem, de modo a refletir sobre o ler e o escrever no processo de escolarização dos alunos da Educação Especial na contemporaneidade”. Trata-se de uma disciplina obrigatória no Núcleo Didático-Pedagógico do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância), com 75 horas, sendo 60 horas teóricas e 15 horas práticas. As seguintes unidades didáticas contemplam os conteúdos desta disciplina: Unidade 1 – Linguística e aquisição da linguagem; Unidade 2 – Aquisição da linguagem, oralidade e escrita; Unidade 3 – Pressupostos teórico-metodológicos no processo de escolarização dos alunos da Educação Especial. A primeira unidade volta-se aos estudos da Linguística que colaboram com as discussões sobre oralidade e escrita no campo da Educação. A segunda unidade aborda a interlocução da Linguística com os estudos da Psicologia, trazendo as contribuições de Skinner, Chomsky, Piaget e Vygotsky nos estudos sobre a aquisição da linguagem. Além disso, tematiza a psicogênese e a sociogênese da língua escrita, bem como reflete sobre o processo de ler e escrever na escolarização dos alunos da Educação Especial. Por fim, a Unidade 3 traz argumentos teórico-metodológicos para subsidiar os professores e as professoras de Educação Especial em formação neste curso no trabalho com seus alunos em relação à oralidade, à escrita e as diferentes linguagens. Além do estudo deste caderno didático, propomos que participe permanentemente com seus pares e com o/a docente nas discussões no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle para lograr um melhor aproveitamento didático nesta disciplina.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto