Mostrar registro simples

dc.creatorBorin, Marta Rosa
dc.date.accessioned2019-09-23T18:12:46Z
dc.date.available2019-09-23T18:12:46Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationBORIN, Marta Rosa et al. Tópicos especiais em religião I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18370
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Ciência da Religiãopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectReligião e históriapor
dc.subjectReligião e políticapor
dc.titleTópicos especiais em religião Ipor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoCom este material didático, apresentamos os conceitos operacionais e normativos do campo religioso do mundo ocidental e alguns elementos para a compreensão da história das religiões ocidentais. Também buscamos analisar a relação entre religião e política. Esperamos, com isso, auxiliar a educação do olhar para questões relacionadas à construção das identidades do campo religioso. Na primeira Unidade, Religião e História, no primeiro item, História laica, história cultural e história religiosa, elencamos algumas questões relativas ao significado de laicismo e história, entendendo o campo das crenças como um conjunto complexo que inclui o conhecimento, a arte, a moral, os ritos, os símbolos, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelos membros do grupo social a que pertence. No item seguinte, História das religiões no Brasil, visamos estudar diferentes denominações religiosas e seu contexto histórico no Brasil. Na segunda Unidade, Religião e Política, visamos – no item A construção do campo religioso e a política – auxiliar a compreensão do como e de que forma o campo religioso pode ser algo pensado e construído por diferentes agentes sociais, os quais agem de acordo com os interesses de campo. No item Religiões, política e educação, buscamos destacar como podemos perceber a articulação entre religião e política, e entre religião e educação. As Atividades, no final das seções, visam à reflexão dos temas propostos e também a um aprendizado mais prazeroso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto