Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorPedrotti, Iolanda do Nascimento
dc.date.accessioned2019-09-24T13:53:21Z
dc.date.available2019-09-24T13:53:21Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18402
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work brings object study analysis of the pedagogical action of the public schools of the city of São José das Missões, particularly inserted in to school units in the agricultural way. The chosen subject intends to argue which is the type of education that comes being offered the agricultural way and which are the used concepts and methodist. Having as base the bibliographical research, the methodology aimed deepen a reflection about the formative process. In the first chapter, the social and economic reality of the city of São José das Missões and the characterization of the agricultural schools. In the chapter, we focus the peculiarities and necessities of the fields school, based in content theoreticians who evidence the Educational Management and the commitment with the agricultural development as factors of utmost importance for the formation of the student’s. The third chapter aims at to interpret the identity of the agricultural schools of São José das Missões and its you arrive in port theoretical: Regiment school and Project Pedagogical Politician, approaching the function of the educators, the school as partner in the local sustainable development and participation of the family in field’s school. It is in the retaken one, for the family, of its paper educator; for the school, of the public space that fit to it for the knowledge production and the irradiation of a popular culture that joins, that it constructs solidarity nets; they go constructing the projects of society, development, agriculture and basic education of the field.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectAgricultural educationeng
dc.subjectFamiliar agricultureeng
dc.subjectManagement democraticeng
dc.titleEstudo multicaso das escolas da zona rural do município de São José das Missõespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objeto de estudo uma análise da ação pedagógica das escolas públicas do município de São José das Missões, particularmente unidades escolares inseridas no meio rural. O tema escolhido tem como objetivo discutir qual é o tipo de educação que vem sendo oferecida ao meio rural e quais são os conceitos e os métodos utilizados. Tendo como base a pesquisa bibliográfica, a metodologia visou aprofundar uma reflexão sobre o processo formativo. No primeiro capítulo, abordamos a realidade social e econômica do município de São José das Missões e a caracterização das escolas rurais do mesmo. No segundo capítulo, enfocamos as peculiaridades e necessidades da escola do campo, baseando-nos em aportes teóricos que evidenciam a Gestão Educacional e o compromisso com o desenvolvimento rural como fatores de suma importância para a formação do educando. O terceiro capítulo visa interpretar a identidade das escolas rurais de São José das Missões e seus aportes teóricos: Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico, abordando a função dos educadores, a escola como parceira no desenvolvimento sustentável local e participação da família na escola do campo. É na retomada, pela família, de seu papel educador; pela escola, do espaço público que lhe cabe para a produção de conhecimento e a irradiação de uma cultura popular que une, que constrói redes de solidariedade; vão construindo os projetos de sociedade, de desenvolvimento, de agricultura e de educação básica do campo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto