Show simple item record

dc.contributor.advisorRomano, Fabiane Vieira
dc.creatorSilva, Carmen Damaris da
dc.date.accessioned2019-09-25T11:56:06Z
dc.date.available2019-09-25T11:56:06Z
dc.date.issued2011-10-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18419
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article discusses the use of Virtual Learning Environments - VLEs to supplement classroom teaching learning activities. The study aimed to understand the experiences of teachers in the Education Center, the Federal University of Santa Maria Santa Maria, who used the Moodle VLE as a tool of mediation in classroom courses, the School of Education and Special Education, in the first half of 2011. To collect the data we used a questionnaire sent via e-mail to teachers. From their responses, it was possible to identify the low utilization of available resources and the environment, although the experiences have been positive, still needed the commitment of teachers to learn experiment and explore more the features of the Moodle VLE, so to make the activities of teaching / learning more interesting and interactive.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)por
dc.subjectMoodleeng
dc.subjectEnsino presencialpor
dc.subjectVirtual learning environmenteng
dc.subjectClassroom teachingeng
dc.titleA utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe use of Moodle in the classroom learning environment: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo discute a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS, como complemento às atividades de ensino presencial. O estudo teve como objetivo conhecer as experiências de professores do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, que utilizaram o AVA Moodle como instrumento de mediação em disciplinas presenciais, dos Cursos de Pedagogia e Educação Especial, no primeiro semestre de 2011. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário, enviado via e-mail, para os professores. A partir de suas respostas, foi possível identificar a pouca utilização dos recursos disponíveis no ambiente e que, embora as experiências tenham sido positivas, ainda se faz necessário o empenho dos professores para conhecer, experimentar e explorar mais os recursos do AVA Moodle, de modo a tornar as atividades de ensino/aprendizagem mais interessantes e interativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.