dc.contributor.advisor | Romano, Fabiane Vieira | |
dc.creator | Silva, Carmen Damaris da | |
dc.date.accessioned | 2019-09-25T11:56:06Z | |
dc.date.available | 2019-09-25T11:56:06Z | |
dc.date.issued | 2011-10-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18419 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article discusses the use of Virtual Learning Environments - VLEs to supplement classroom
teaching learning activities. The study aimed to understand the experiences of teachers in the
Education Center, the Federal University of Santa Maria Santa Maria, who used the Moodle VLE
as a tool of mediation in classroom courses, the School of Education and Special Education, in the
first half of 2011. To collect the data we used a questionnaire sent via e-mail to teachers. From
their responses, it was possible to identify the low utilization of available resources and the
environment, although the experiences have been positive, still needed the commitment of teachers to learn experiment and explore more the features of the Moodle VLE, so to make the
activities of teaching / learning more interesting and interactive. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) | por |
dc.subject | Moodle | eng |
dc.subject | Ensino presencial | por |
dc.subject | Virtual learning environment | eng |
dc.subject | Classroom teaching | eng |
dc.title | A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The use of Moodle in the classroom learning environment: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo discute a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS, como
complemento às atividades de ensino presencial. O estudo teve como objetivo conhecer as
experiências de professores do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, que
utilizaram o AVA Moodle como instrumento de mediação em disciplinas presenciais, dos Cursos
de Pedagogia e Educação Especial, no primeiro semestre de 2011. Para a coleta dos dados foi
utilizado um questionário, enviado via e-mail, para os professores. A partir de suas respostas, foi
possível identificar a pouca utilização dos recursos disponíveis no ambiente e que, embora as
experiências tenham sido positivas, ainda se faz necessário o empenho dos professores para
conhecer, experimentar e explorar mais os recursos do AVA Moodle, de modo a tornar as
atividades de ensino/aprendizagem mais interessantes e interativas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |