dc.contributor.advisor | Corazza, Sara Teresinha | |
dc.creator | Santos, Maiane Dias dos | |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T14:17:32Z | |
dc.date.available | 2019-10-04T14:17:32Z | |
dc.date.issued | 2012-02-28 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18472 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2012. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tempo de reação | por |
dc.subject | Agilidade | por |
dc.subject | Flexibilidade | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.title | Análise do tempo de reação, flexibilidade e agilidade em escolares no ensino médio cosiderando os diferentes clubes esportivos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde | por |
dc.description.resumo | Este estudo analisou o tempo de reação, flexibilidade e agilidade em escolares
no Ensino Médio. O grupo de estudos foi composto de 45 adolescentes com
idades entre 15 e 18 anos praticantes dos clubes esportivos basquete, futsal,
ginástica e dança. A flexibilidade foi avaliada através do teste sentar e
alcançar, Johnson e Nelson (1979), a agilidade através do shuttle run, de
Johnson e Nelson (1979), o Tempo de Reação Simples (TRS) e de Escolha
(TRE) por um software criado por Pereira et al. (2007). Os resultados
mostraram uma superioridade nas médias dos testes flexibilidade (30,90 ±
5,26) e agilidade (10,40 ± 0,63) a favor do clube de futsal. Diferença
estatisticamente significativa na agilidade p=0,00 e flexibilidade p=0,00 entre os
clubes de futsal e basquetebol. Diferença entre meninos e meninas na
agilidade p=0,00. Estima-se que esses resultados possam contribuir para uma
reflexão do uso do esporte como conteúdo da educação física escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |