Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacobi, Luciane Flores
dc.creatorPincolini, Maria Medianeira
dc.date.accessioned2019-10-07T14:54:10Z
dc.date.available2019-10-07T14:54:10Z
dc.date.issued2005-04-20
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18487
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2005.por
dc.description.abstractNowadays, teaching requires refinement in order to reach its basic objectives due to the constant technology evolution. In the current era of information it aims the economic and social development. Statistics is inserted in this context and it needs new ways of stimulating the students’ interest to learn the subject. This work presents a teaching material proposal to the Statistic teaching in the Elementary school. Besides, it focuses on the need of subject comprehension in the beginning grades of school. The study was conducted in order to introduce basic concepts, to stimulate the investigative sense and to contribute to teachers by offering an alternative material. Exercises based on themes related to information treatment: reading and comprehension of graphics and tables, arithmetic average and possibilities were elaborated. Every day matters were used in the dynamics development which make a better understanding possible because it gets concepts nearer the students’ reality and this interaction becomes the factor that softens the learning difficulties. Thus, one hopes to encourage the teaching of Statistics due to the relevant importance of this science at the moment. It contributes to the students’ preparation like more acting citizens in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEducação estatísticapor
dc.subjectStatisticseng
dc.subjectBasic teachingeng
dc.subjectStatistics educationeng
dc.titleProposta de material didático para a educação estatística no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeProposal of teaching material for the statistics education in the elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoCom a constante evolução da tecnologia, na atual era da informação, o ensino requer aprimoramento para que consiga atingir suas finalidades básicas, visando ao desenvolvimento econômico e social. A Estatística está inserida neste contexto e também precisa de novas formas de estimular o interesse dos estudantes em aprender seus conteúdos. Este trabalho apresenta uma proposta de material didático para a Educação Estatística no Ensino Fundamental, enfocando a necessidade da compreensão da disciplina já nas séries iniciais da Escola. Direcionou-se o estudo com o objetivo de introduzir conceitos básicos, estimular o espírito de investigação científica e contribuir com os educadores oferecendo material alternativo. Elaborou-se exercícios com base nos temas relacionados ao tratamento de informações: leitura e interpretação de gráficos e tabelas, média aritmética e possibilidades. Utilizou-se assuntos do dia-a-dia no desenvolvimento das dinâmicas, o que permite melhor entendimento, pois aproxima os conceitos à realidade dos alunos, tornando esta interação fator que ameniza as dificuldades de aprendizagem. Com isto, espera-se incentivar o ensino da Estatística face à relevante importância desta ciência no momento, contribuindo para a preparação dos estudantes como cidadãos mais atuantes na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto