dc.contributor.advisor | Trevisan, Michele Kapp | |
dc.creator | Severo, Rosimeri Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T14:42:34Z | |
dc.date.available | 2019-10-11T14:42:34Z | |
dc.date.issued | 2011-10-28 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18558 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Currently, it is known that the inclusion technology is needed in schools so that they can provide resources and updated content to advances in society. However, not enough to insert new media within the school environment, you need to use them in a way that adds knowledge and practice, contributing to learning. Accordingly, this article was designed to show the importance of using video as a media tool to aid in the process of awareness of environmental issues related to water conservation. The aim was, through various forms of audiovisual images, have students and the community made aware of the Municipal School of Alencastre Peter Elementary School in the city of Santana do Livramento ( Rio Grande do Sul), the importance of preserving our most precious asset: the water. Given this experience can be said that the proper use of video in the classroom, with the intention to build, develop, produce and open new possibilities of knowledge, can bring positive results obtained in this work the following: working cooperation, creativity the integration, the creation of dialogue to resolve issues raised during the question, causing the student a critical awareness of reality-based technologies and the use of the class differs from the traditional method, for the exhibition of images and scenes shown via this medium conveys information that deal with all the senses, strengthening in each of their responsibility in this slow process of preservation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Utilização do vídeo | por |
dc.subject | Importância de imagens | por |
dc.subject | Preservação da água | por |
dc.subject | Use of the video | por |
dc.subject | Importance of images | por |
dc.subject | Preservation of the water | eng |
dc.title | A importância da utilização do vídeo como ferramenta de auxílio no processo de conscientização na preservação da água | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente, sabe-se que a inclusão tecnológica faz-se necessária nas escolas, para que se possam oferecer meios e conteúdos atualizados aos avanços da sociedade. Contudo, não basta apenas a inserção de novas mídias dentro do ambiente escolar, é preciso utilizá-las de forma que agregue prática e conhecimento, contribuindo para o aprendizado. Nesse sentido, o presente artigo foi elaborado para mostrar a importância da utilização da mídia vídeo como ferramenta de auxílio no processo de conscientização da questão ambiental relacionada à preservação da água. O objetivo foi, através de diversas formas de imagens audiovisuais, ter conscientizado alunos e a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Alencastre na cidade de Santana do Livramento (Rio Grande do Sul), da importância da preservação do nosso bem mais precioso: a água. Diante desta experiência pode-se afirmar que o uso adequado do vídeo em sala de aula, com intenção de construir, desenvolver, produzir e abrir novas possibilidades de conhecimento, pode trazer resultados positivos como os seguintes obtidos neste trabalho: trabalhar a cooperação, a criatividade, a
integração, a criação de diálogos para resolver problemas levantados no decorrer da questão, ocasionando no aluno uma consciência crítica baseada na realidade e o uso de tecnologias diferencia a aula do método tradicional, pois a exposição de imagens e cenas demonstradas através desta mídia transmite informações que mexem com todos os sentidos, fortalecendo em cada um a sua responsabilidade neste processo lento de preservação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |