dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Santana, Jane Aparecida de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T11:47:56Z | |
dc.date.available | 2019-10-14T11:47:56Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18562 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pessoas com deficiência | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Metodologia diferenciada | por |
dc.title | Desafio docente na inclusão do deficiente mental em sala de aula: para utilização de uma abordagem diferenciada | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Nas últimas décadas, o debate acerca da inclusão das pessoas com deficiência
nos espaços escolares tem se potencializado, em parte por força de legislação
normatizadora, e em grande medida pelo anseio de familiares e sociedade em geral, que
concebe na inserção das pessoas com deficiência na escola regular, uma maneira de
ascensão familiar, social e profissional. Desta forma, a pesquisa desenvolvida tem como
objetivo pesquisar qual a dificuldade que o professor enfrenta ao incluir um deficiente
mental em sala de aula, utilizando uma abordagem tradicional? Neste sentido, a inclusão
escolar de pessoas com deficiência torna-se um desafio para os educadores e outros
profissionais envolvidos. Apesar dessa iniciativa de incluir, observa-se, que grande parte
dos profissionais não se sente preparada com para tal. Entre vários motivos, o de não
adotar estratégias que possam favorecer uma aprendizagem inclusiva para os alunos de
forma geral principalmente os com deficiência mental. Como resultados, verificamos que
o uso dessa estratégia permitiu ao aluno deficientes o desenvolvimento de competências,
habilidades cognitivas, afetivas e sociais, dando-lhes condições de serem incluídos
socialmente, bem como o desempenho de seu papel como qualquer cidadão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |