dc.contributor.advisor | Marion Filho, Pascoal José | |
dc.creator | Silva, Sandra Márcia da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T12:54:02Z | |
dc.date.available | 2019-10-14T12:54:02Z | |
dc.date.issued | 2007-09-04 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18564 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Controladoria Empresarial, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This article has as objective to analyze the competitiveness of the consortium system
in sales of automobiles. A comparative analysis becomes between the forms of
acquisition of automobiles for financing, consortium system and in cash. To evaluate
the modality of payment in sales of vehicles, it is used given from the Central
Banking. Sales of auto machine vehicles comes losing market for the financings,
amongst them the CDC, FINAME, leasing. The increase of the stated period of the
financing until 72 months, made the consumer search longer financing plans. With
the fall of the taxes of interests following the reduction of the Selic tax, that left 18%
ay in the end of the year of 2005 for 14,25% ay in September/06, followed by the
facility in recent years for the acquisition of the automobile for financing, made its
search increase. This financing facility made the insolvency of the financings of
vehicles comes growing, reaching 3,48% in the month of September of 2006, index
never reached since the year of 2000. In front of this competitiveness in the segment
of automobiles, the Biggest Administrators had decided to diversify and are investing
in the segment of property that is having an excellent growth. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Competitividade | por |
dc.subject | Consórcio de automóveis | por |
dc.subject | Administradoras | por |
dc.subject | Competitiveness | eng |
dc.subject | System consortium of automobiles | eng |
dc.subject | Administrators | eng |
dc.title | Competitividade do sistema de consórcio no mercado brasileiro de automóveis | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Controladoria Empresarial | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo analisar a competitividade do sistema de consórcios
na venda de automóveis. Faz-se uma análise comparativa entre as formas de
aquisição de automóveis por financiamento, consórcio e à vista. Para avaliar a
modalidade de pagamento na venda de veículos, utiliza-se dados do Banco Central.
A venda de veículos automotores vem perdendo mercado para os financiamentos,
dentre eles o CDC, FINAME, leasing. O aumento do prazo do financiamento em até
72 meses, fez com que o consumidor buscasse planos de financiamento mais
longos. Com a queda das taxas de juros acompanhando a redução da taxa Selic,
que saiu de 18% aa no fim do ano de 2005 para 14,25% aa em setembro/06,
acompanhada da facilidade encontrada nos últimos anos para a aquisição do
automóvel por financiamento, fez com que a sua procura tenha aumentado. Com
essa facilidade para se fazer financiamento a inadimplência dos financiamentos de
veículos vem crescendo, atingindo no mês de setembro de 2006 3,48%, índice este
nunca alcançado desde o ano 2000. Diante dessa competitividade no segmento de
automóveis, as administradoras de grande porte resolveram diversificar e estão
investindo no segmento de imóveis, que está tendo um excelente crescimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |