Show simple item record

dc.contributor.advisorRoos, Liane Teresinha Wendling
dc.creatorFerreira, Laura Staine
dc.date.accessioned2019-10-15T12:03:02Z
dc.date.available2019-10-15T12:03:02Z
dc.date.issued2019-07-06
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18588
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present work aimed to plan and implement educational activities of playful way involving prisms and pyramids and their nets. Of the total, were 4 hours lesson to be developed in a class of the 3rd year of high school, Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, in the municipality of Cruz Alta/RS. To develop the content, in addition to teaching materials, books and handouts, the concrete material, prisms and pyramids planned. The first class, students receive a solid planned and identified the type of solid that they each received. Subsequently, were asked to calculate the area of the base, lateral surface area, total surface area and volume, noting the results in a table of record provided them. In the second class, built prisms and pyramids, based on material from the first class. And in the last class, did research in the computer lab, in reliable sites, seeking situations contextualized problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrismas e pirâmidespor
dc.subjectPlanificaçõespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPrisms and pyramidseng
dc.subjectUnfoldseng
dc.subjectLearningeng
dc.titleEstudos de prismas e pirâmides a partir de planificaçõespor
dc.title.alternativeStudy of prisms and pyramids from unfoldseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve o objetivo de planejar e aplicar atividades pedagógicas de forma lúdica envolvendo prismas e pirâmides e suas planificações. Ao total, foram 4 horas aula para serem desenvolvidas em uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, no município de Cruz Alta/RS. Para desenvolver o conteúdo, além do material didático, livros e apostilas, utilizou-se do material concreto, prismas e pirâmides planificados. Na primeira aula, os alunos recebem sólidos planificados e identificaram o tipo de sólido que cada um recebeu. Posteriormente, foram solicitados para calcular a área da base, área da superfície lateral, área total da superfície e o volume, anotando os resultados em um quadro de registro fornecido a eles. Na segunda aula, construíram prismas e pirâmides, baseado no material da primeira aula. E na última aula, fizeram pesquisa em laboratório de informática, em sites de confiança, buscando situações problemas contextualizadas que estivessem relacionadas a prismas e pirâmides. O resultado da aula desenvolvida foi satisfatório, pois todos os alunos se envolveram e conseguiram compreender os conceitos dos conteúdos abordados a partir de atividades mais dinâmicas, lúdicas e prazerosas, tronando a aprendizagem mais significativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.