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dc.creatorSouza, Patrick Borges Ramires de
dc.date.accessioned2019-10-23T14:41:15Z
dc.date.available2019-10-23T14:41:15Z
dc.date.issued2019-03-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18652
dc.description.abstractThis research analyzed the performative construction of the São Paulo/SP artist, Linn da Quebrada, from its insertion in the digital media, between 2016 and 2018. In order to do so, I performed a digital ethnography through perambulation, seeking to understand the uses it makes of the platforms of digital media, especially YouTube, Facebook and Instagram, for projection as an artist, as well as for self-construction in dialogic relationship with platforms and their audiences. The focus is on the digital media, considering that they are part of a context of digital society, and in which they act from a logic of mass self-communication, in terms of which any person becomes consumer and content producer with the internet. At the same time, the platforms manage modes of identification, which is why I use them to analyze how Linn uses them. The analysis was made from the intersection of different categories that constitute processes of identification in the current society, such as gender, sexuality and generation, and that are present in the narratives produced by the performativity of the artist. I draw on Judith Butler's concepts of precariousness and performativity to understand Linn's relationship between the paradox of visibility and recognition as an artist who achieves certain visibility from performative engagements promoted with digital media in relation to hegemonic media. The research examines these apparent paradoxes and reflects on how the artist emerges from the problematization of issues involving gender, sexuality, body, travesti desire, travesti (in) visibility, and narratives aimed at creating conditions of non-precarious existence of a bixa body, travesti, black and periphery. In addition, I have shown that the construction of its performativity with digital media points to changes in the mode of musical production and relations between artists and audiences in a digital society.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectLinn da Quebradapor
dc.subjectPrecariedadepor
dc.subjectPerformatividadepor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subjectPrecariousnesseng
dc.subjectPerformativityeng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectSexualityeng
dc.title“Bixa, preta, trans e periférica”: Linn da Quebrada e as performatividades de gênero dissidentes com as mídias digitaispor
dc.title.alternative“Bixa, black, trans and peripheral”: Linn da Quebrada and the gender dissident performativity with digital mediaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa pesquisa analisou a construção performativa da artista de São Paulo/SP, Linn da Quebrada, a partir de sua inserção nas mídias digitais, entre 2016 a 2018. Para tanto, realizei uma etnografia digital por perambulação, buscando compreender os usos de que ela realiza das plataformas de mídias digitais, em especial YouTube, Facebook e Instagram, para a projeção enquanto artista, assim como para a construção de si em relação dialógica com as plataformas e suas audiências. O enfoque se dá a partir das mídias digitais por considerar que fazem parte de um contexto de sociedade digital, e na qual elas atuam a partir de uma lógica de autocomunicação de massas, em termos de que qualquer pessoa passa a ser consumidora e produtora de conteúdo com a internet. Concomitantemente, as plataformas agenciam modos de identificação, razão pela qual por elas perambulo para analisar como Linn as utiliza. A análise foi realizada a partir da intersecção de diferentes categorias que constituem processos de identificação na sociedade atual, tais quais gênero, sexualidade e geração, e que estão presentes nas narrativas produzidas pela performatividade da artista. Lanço mão dos conceitos de precariedade e performatividade, ambos de Judith Butler, para compreender a relação que Linn estabelece entre o paradoxo da visibilidade e do reconhecimento enquanto artista que alcança certa visibilidade a partir de engajamentos performativos promovidos com as mídias digitais, na relação com as mídias hegemônicas. A pesquisa examina esses aparentes paradoxos e reflete sobre o modo como a artista emerge a partir da problematização de questões envolvendo gênero, sexualidade, corpo, o desejo travesti, a (in)visibilidade travesti e narrativas que visam criar condições de existência não precária de um corpo bixa, travesti, negro e de periferia. Além disso, evidenciei que a construção de sua performatividade com as mídias digitais aponta para mudanças no modo de produção musical e de relações entre artistas e audiências em uma sociedade digital.por
dc.contributor.advisor1Balieiro, Fernando de Figueiredo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754073430664136por
dc.contributor.referee1Siqueira, Monalisa Dias de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0994530332510835por
dc.contributor.referee2Duque, Tiago
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5923842290182625por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0962789926747619por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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