Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFarias, Graziela Franceschet
dc.creatorLeismann, Édia Aline da Silva
dc.date.accessioned2019-10-29T19:39:50Z
dc.date.available2019-10-29T19:39:50Z
dc.date.issued2019-09-13
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationLeismann, E. A. S. Turmas multi-idades na educação infantil: narrativas de experiências da formação inicial em pedagogia. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18699
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis study refers to the Course Conclusion Paper (TCC) undergraduate Pedagogy course, full degree (night), Federal University of Santa Maria (UFSM), and has as its theme the Multi-Age Classes in Early Childhood Education: narratives of experiences of the initial formation in Pedagogy. It aims to understand the possibilities of acting in a multi-age class in early childhood education in view of the concomitant process of initial education of a pedagogue. The methodology used to develop this study is a qualitative narratives of the formation approach, the collected data were the theoretical reference of the multi-age proposal in early childhood education; Teacher Education in Early Childhood Education; Approach in Reggio Emilia and Ipê Amarelo Early Childhood Education Unit (UEIIA); Photo records of the Supervised Extracurricular and Curriculum Internships in Early Childhood Education in the Blue Class of the Ipê Amarelo Early Childhood Education Unit (UEIIA), and reports of experiences of the practices experienced during her role as scholarship student and intern in a multi-age class in UEIIA, having as research subjects the educators and children of the Blue class. To support this study were used as theoretical references the studies by Freire (1997), Mata (2015), Mello; Cancian; Gallina (org.), 2017, Nóvoa (2011), Prado (2015), Rinaldi (2017), among others. The study points to the pedagogical proposal with multi-age classes developed in the Ipê Amarelo Early Childhood Education Unit, an investigation of the possibilities of the pedagogical proposal with multi-age classes from theoretical references that address the theme and the reflection on the possibilities in the lived practice. as a scholarship student and intern in a multi-age class at the Ipê Amarelo Early Childhood Education Unit. Thus, it was found that the curricular and extracurricular internships only add to the initial formation of students in Pedagogy, establishing interactions between theory and practice in the construction of being a teacher in early childhood education.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTurma Multi-idadespor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectClass multi-ageseng
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectChild educationeng
dc.titleTurmas multi-idades na educação infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogiapor
dc.title.alternativeMultity agents in child education: narrative experiences of Pedagogy initial trainingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática as Turmas Multi-Idades na Educação Infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia. Tem por objetivo compreender as possibilidades da atuação em turma multi-idades na Educação Infantil diante do concomitante processo de formação inicial de uma Pedagoga. A metodologia utilizada para desenvolver esse estudo é de abordagem qualitativa do tipo Narrativa de formação, os dados coletados foram o referencial teórico da proposta multi-idades na Educação Infantil; Formação de Professores na Educação Infantil; Abordagem em Reggio Emilia e Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA); Registros em fotos dos Estágios Extracurricular e Curricular Supervisionado na Educação Infantil na Turma Azul da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), e os relatos de experiências das práticas vivenciadas durante a atuação como acadêmica bolsista e estagiária em turma multi-idade na UEIIA, tendo como sujeitos de pesquisa os educadores e crianças da turma Azul. Para fundamentar esse estudo foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Freire (1997), Mata (2015), Mello; Cancian; Gallina (org.), 2017, Nóvoa (2011), Prado (2015), Rinaldi (2017), entre outros. O estudo aponta a proposta pedagógica com turmas multi-idades desenvolvida na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, uma investigação das possibilidades da proposta pedagógica com turmas multi-idades a partir de referenciais teóricos que abordam a temática e a reflexão sobre as possibilidades na prática vivenciada enquanto acadêmica bolsista e estagiária em turma multi-idades na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Assim, constatou-se que os estágios curricular e extracurricular só acrescentam na formação inicial dos acadêmicos (as) em Pedagogia, estabelecendo interações entre teoria e prática na construção do ser Professor(a) na Educação Infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar el registro sencillo del ítem


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.