Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBellochio, Cláudia Ribeiro
dc.creatorSantana, Carina Padilha
dc.date.accessioned2019-10-29T19:40:23Z
dc.date.available2019-10-29T19:40:23Z
dc.date.issued2019-08-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationSANTANA, C. P. Educação musical no berçário: conversas com o professor de música e a professora referência. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18704
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectProfessor de músicapor
dc.subjectProfessora referênciapor
dc.titleEducação musical no berçário: conversas com o professor de música e a professora referênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema Educação Musical na Educação Infantil, nível berçário, e o desenvolvimento do trabalho musical realizado pelo professor de música e a professora referência. Apresenta como objetivo geral analisar como o professor de música, atuante em turma de berçário, pensa e organizam suas práticas musicais e pedagógico-musicais, quais referenciais utilizam para á elaboração de suas aulas, bem como, busca entender qual sua percepção sobre o desenvolvimento da turma. Em conjunto busca-se compreender a ótica da pedagoga, professora referência em turma do berçário, com relação ao processo de desenvolvimento dos bebês em relação as aulas de música. A pesquisa foi um estudo de caso, desenvolvida com professores de uma turma de berçário com bebês de 1 a 2 anos de idade, em uma escola privada da cidade de Santa Maria/ Rio Grande do Sul/ Brasil, na qual atua como professora auxiliar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas semiestruturadas realizadas com o professor de música e a professora referência da turma. Para a análise das entrevistas foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Espera-se que este trabalho possa contribuir com pesquisas que tem focalizado na educação musical em berçário, bem como, com práticas pedagógicas na área que destacam relações entre o professor de música e a professora referência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples