dc.contributor.advisor | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.creator | Santana, Carina Padilha | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T19:40:23Z | |
dc.date.available | 2019-10-29T19:40:23Z | |
dc.date.issued | 2019-08-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | SANTANA, C. P. Educação musical no berçário: conversas com o professor de música e a professora referência. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18704 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação musical | por |
dc.subject | Professor de música | por |
dc.subject | Professora referência | por |
dc.title | Educação musical no berçário: conversas com o professor de música e a professora referência | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema Educação Musical na Educação Infantil, nível berçário, e o desenvolvimento do trabalho musical realizado pelo professor de música e a professora referência. Apresenta como objetivo geral analisar como o professor de música, atuante em turma de berçário, pensa e organizam suas práticas musicais e pedagógico-musicais, quais referenciais utilizam para á elaboração de suas aulas, bem como, busca entender qual sua percepção sobre o desenvolvimento da turma. Em conjunto busca-se compreender a ótica da pedagoga, professora referência em turma do berçário, com relação ao processo de desenvolvimento dos bebês em relação as aulas de música. A pesquisa foi um estudo de caso, desenvolvida com professores de uma turma de berçário com bebês de 1 a 2 anos de idade, em uma escola privada da cidade de Santa Maria/ Rio Grande do Sul/ Brasil, na qual atua como professora auxiliar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas semiestruturadas realizadas com o professor de música e a professora referência da turma. Para a análise das entrevistas foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Espera-se que este trabalho possa contribuir com pesquisas que tem focalizado na educação musical em berçário, bem como, com práticas pedagógicas na área que destacam relações entre o professor de música e a professora referência. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |