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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorBraun, Jordana Rex
dc.date.accessioned2019-11-04T11:53:11Z
dc.date.available2019-11-04T11:53:11Z
dc.date.issued2019-08-22
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18755
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractIn this study, developed in the specialization course in Educational Management of the Federal University of Santa Maria/RS, we focus on the organization of teaching work from the implementation of the pedagogical block. Our general objective was to understand how the pedagogical management of schooling processes occurs in the Literacy Cycle since the implementation of nine year Elementary School. We had as research context a municipal school of Santa Maria and the participating subjects were the teachers of the literacy block and the pedagogical coordinator. This research is qualitative sociocultural narrative and we used the studies by Vygotski (1988, 1991, 2012), Bauer and Gaskell (2002), Bolzan (2002-2017), Blacksmith (1999, 2011, 2013), Lück (2008, 2009, 2014) as a theoretical contribution. From the data collection, we have produced graphs and recognized pass and fail rates since 2007, and we used narratives as elements to recognize pedagogical management within the indexes. Through them, we list two categories: literacy teaching and pedagogical work and management in the literacy block. We could evidence, through the narratives, that the planning does not happen in a shared way among the teachers because the school does not have time for this. There are many challenges, such as the inclusion, the use of technology and the lack of commitment of families with the schooling of children. In addition, children's curiosities are driving elements for the development of teaching work, seeking to reduce the high levels of failure in the 3rd year from playful activities, such as playing, and the use of different materials and spaces to learn successfully.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectBloco de alfabetizaçãopor
dc.subjectÍndices de reprovaçãopor
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectLiteracy blockeng
dc.subjectFailure rateseng
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.titleO ensino fundamental de nove anos e a gestão pedagógica: reflexões em torno da implementação do bloco de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeNine-year fundamental education and pedagogical management: reflections by the literacy block implementationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoNeste estudo, desenvolvido no curso de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, enfocamos a organização do trabalho docente a partir da implementação do bloco pedagógico. Nosso objetivo geral foi compreender como ocorre a gestão pedagógica dos processos de escolarização no Ciclo de Alfabetização desde a implementação do Ensino Fundamental de nove anos. Tivemos como contexto de investigação uma escola municipal de Santa Maria e os sujeitos participantes foram as professoras do bloco de alfabetização e a coordenadora pedagógica. Esta pesquisa é qualitativa narrativa sociocultural, para a qual utilizamos os estudos de Vygotski (1988, 1991, 2012), Bauer e Gaskell (2002), Bolzan (2002 -2017), Ferreiro (1999, 2011, 2013), Lück (2008, 2009, 2014) como aporte teórico metodológico. A partir do levantamento de dados, produzimos gráficos e reconhecemos taxas de aprovação e reprovação desde o ano de 2007, e utilizamo-nos de narrativas como elementos para reconhecer a gestão pedagógica em meio aos índices. Por meio delas, elencamos duas categorias: docência alfabetizadora e o trabalho pedagógico e a gestão no bloco de alfabetização. Pudemos evidenciar, através das narrativas, que o planejamento não acontece de maneira compartilhada entre as professoras pois a escola não dispõe de um tempo para isso. São muitos os desafios encontrados, como a inclusão, o uso da tecnologia e a falta de comprometimento das famílias com a escolarização das crianças. Além disso, as curiosidades infantis são elementos propulsores para o desenvolvimento do trabalho docente, buscando diminuir os elevados índices de reprovação no 3º ano a partir de atividades lúdicas, como o brincar, e o uso de diferentes materiais e espaços para aprender de maneira exitosa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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