Mostrar registro simples

dc.creatorBorges, Rafaela Oliveira
dc.date.accessioned2019-11-11T13:45:13Z
dc.date.available2019-11-11T13:45:13Z
dc.date.issued2019-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18879
dc.description.abstractAbout the bodies and the genders persist the perspectives on the identities of gender marked by the fixed materiality of the bodies. They are essentialist views that think sex, gender and sexuality in a logical, immutable and natural sequence. I argue in this work that these perspectives limit the understanding about the different ways of living and experiencing the corporalities and the genders, promoting the erasure of subjects that contradict this logic. From Drags experiences I try to understand and know the Drag scene of Santa Maria - RS. So, in 2017 and 2018, the ethnographic study was developed, using participant and online observation of open and semi-structured interviews. Through the participant observation and online, I map the Drag scene, focusing on how the Drags that compose it interact with the urban spaces and the digital media, suggesting the constitution of a Drag circuit in an on-offline continuous. This circuit materializes in the city's plots in spaces with performances, interactions and sociabilities Drag, as well as in the digital media with the experience of Drags in their profiles and channels on Facebook, Instagram and Youtube. Still, I highlight the production of a Drag body reflecting on body and gender, seeking to think a denatured way, evidencing the displacement of the essentialist logic about sex, gender and sexuality through the fabrication of a Drag body and the constructed character of the dimensions of gender through socio-cultural instances. I focus on changes in the patterns of Drag ―transformations‖, since performing Drag does not currently assume a certain sexual and gender identity, and also leads to self-denominations of woman and men artists like Drags Queer.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDragpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectCircuitopor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectCircuiteng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.titleTem babado novo na rede: um mergulho no circuito Drag on-offline de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeHas a new “babado” in the net: a dive in the on-offline circuit of Santa Maria/RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSobre os corpos e os gêneros persistem perspectivas que consideram as identidades de gênero marcadas pela materialidade fixa dos corpos. São visões essencialistas que pensam sexo, gênero e sexualidade em uma sequência lógica, imutável e dada como natural. Argumento neste trabalho que essas perspectivas limitam o entendimento sobre as diversas formas de viver e experenciar as corporalidades e os gêneros, promovendo o apagamento de sujeitos que contrariam tal lógica. A partir de experiências Drags busco compreender e conhecer a cena Drag de Santa Maria – RS. Assim, em 2017 e 2018, o empreendimento etnográfico foi desenvolvido, lançando mão da observação participante e online somadas às entrevistas abertas e semi-estruturadas. Através da observação participante e online realizo mapeamento da cena Drag, enfocando em como as Drags que a compõe interagem com os espaços urbanos e as mídias digitais, sugerindo a constituição de um circuito Drag em um contínuo on-offline. Esse circuito se materializa nas tramas da cidade em espaços com performances, interações e sociabilidades Drag, assim como nas mídias digitais com a experienciação de si das Drags em seus perfis e canais no Facebook, Instagram e Youtube. Ainda, destaco a produção de um corpo Drag refletindo sobre corpo e gênero, buscando pensar os corpos enquanto corporeidades de forma desnaturalizada, evidenciando o deslocamento da lógica essencialista sobre sexo, gênero e sexualidade através da fabricação de um corpo Drag e o caráter construído das dimensões de gênero através de instâncias socioculturais. Enfoco em mudanças nos padrões de ―transformations‖ Drag, pois montar-se Drag atualmente não pressupõe determinada identidade sexual e de gênero, acarretando também em autodenominações de artistas mulheres e homens como Drags Queer.por
dc.contributor.advisor1Leitão, Debora Krischke
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1094970087162112por
dc.contributor.advisor-co1Siqueira, Monalisa Dias de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0994530332510835por
dc.contributor.referee1Machado, Paula Sandrine
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4113327441291226por
dc.contributor.referee2Balieiro, Fernando de Figueiredo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754073430664136por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9824767539802585por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International