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dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorKirchhof, Edson Francisco Borim
dc.date.accessioned2019-11-12T14:53:45Z
dc.date.available2019-11-12T14:53:45Z
dc.date.issued2019-08-15
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18907
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2019.por
dc.description.abstractAiming to analyze Environmental Education in undergraduate courses, this research analyzed its insertion in the referred courses of the Federal University of Santa Maria / RS. Based on the bibliographic and documentary research, the qualitative and quantitative aspects of these insertions were investigated both in the 2016-2026 Institutional Development Plan (PDI), in the Pedagogical Projects of Courses and in the course list. Law 9.9795 / 99 is the basis of Resolution No. 2 of June 15, 2012, which establishes the National Curriculum Guidelines for Environmental Education - so that teachers can receive initial and continuing training in their practice making interdisciplinary Environmental Education, in all levels of education. As a result, out of the twenty-four undergraduate students surveyed, only fourteen have environmental education, so it can be concluded that the university needs to guide the collegiate courses to address the environmental issue, thus adapting the legislation and contributing to the social and environmental formation of the graduates of the referred courses.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectGraduationeng
dc.titleEducação ambiental nos cursos de licenciatura da UFSM: um estudo de casopor
dc.title.alternativeEnvironmental education in UFSM license courses: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoObjetivando averiguar a Educação Ambiental nos cursos de licenciatura, esta pesquisa analisou a sua inserção nos referidos cursos da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Tomando por base a pesquisa bibliográfica e documental foram investigados os aspectos qualitativos e quantitativos destas inserções tanto no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 (PDI) como nos Projetos Pedagógicos de Cursos e no ementário das disciplinas. A Lei 9.9795/99 é a base da resolução nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental - para que docentes possam receber formação inicial e continua em suas práticas tornando a Educação Ambiental interdisciplinar, em todos os níveis de ensino. Como resultados, dos vinte e quatro de licenciatura pesquisados, apenas quatorze possuem a educação ambiental, sendo assim pode-se concluir que a universidade precisa orientar os colegiados dos cursos para que atentem para a questão ambiental, adequando-se assim a legislação e contribuindo com a formação socioambiental dos egressos dos referidos cursos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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