dc.contributor.advisor | Araujo, Luiz Ernani Bonesso de | |
dc.creator | Camargo, Noeli Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T13:57:37Z | |
dc.date.available | 2019-11-14T13:57:37Z | |
dc.date.issued | 2015-01-12 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18931 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The present work refers to a study of the environmental sensitivity of children at kindergarten before and after developing activities directed to environmental consciousness. The research wants to show the possibilities of insertion of environmental education at school since childhood. And also that Reduce, Re-Use, Recycle and Re-think can be practiced very early, trying to raise the interest of children and their families about environmental matters. So, this work was developed at Sinos de Belém Children’s School, located in the suburbs of Santa Maria, RS, having a class of kindergarten as target. The aims were to check the sensibility of pre-school students on the importance of their actions in preserving the environment. Playful activities were proposed: strolling in the yard, games, seeds plantation, building of toys with objects that would be discarded. Besides, moments of discussion and awareness were also held. The focus of the theme was nature, waste, what is recycling and re-using, how waste can be recycled and re-used every day. The relevance of the actions in learning was shown through the testimony and enthusiasm by the participating children. Thus, we consider the aims of this work achieved and conclude that developing this kind of actions, regularly in scholar environments lead to success and influences the students about their actions in preserving the environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Sensibilização ambiental | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Pre-school | eng |
dc.subject | Environmental sensitivity | eng |
dc.title | Sensibilização ambiental na pré-escola: o caso da Escola Municipal Sinos de Belém, Santa Maria, RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se a um estudo da sensibilização ambiental dos alunos da educação infantil pré-escola antes e após desenvolver atividades voltadas à conscientização ambiental. A pesquisa tem o intuito de mostrar as possibilidades de inserção da educação ambiental na escola desde a educação infantil. E que Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar devem ser atividades que podem ser colocadas em prática desde muito cedo, buscando desenvolver o interesse das crianças e suas famílias sobre as questões ambientais. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido na Escola de Educação Infantil Sinos de Belém, localizada na periferia de Santa Maria, RS tendo como público alvo uma turma de pré-escola. Os objetivos foram verificar a sensibilização dos alunos da pré-escola sobre a importância de suas ações na preservação do meio ambiente. Foram propostas atividades lúdicas como: passeio no pátio da escola, brincadeiras, plantio de sementes, construção de brinquedos com objetos que seriam descartados, além de momentos de discussão e conscientização ambiental. Os temas abordados foram a natureza, o lixo, o que é reciclagem e reutilização, como o lixo pode ser reciclado e reutilizado no nosso dia a dia. A relevância das ações no aprendizado foi demonstrada através dos depoimentos e entusiasmo com que os alunos participaram das atividades. Assim, consideram-se os objetivos dessa proposta de trabalho alcançados e conclui-se que desenvolver atividades didáticas pedagógicas educativas ambientais regularmente no ambiente escolar, inclusive na pré-escola traz êxito e sensibiliza os alunos da pré-escola da importância de suas ações na preservação do meio ambiente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |