Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso
dc.creatorCosta, Luziele da Silva
dc.date.accessioned2019-11-19T11:42:34Z
dc.date.available2019-11-19T11:42:34Z
dc.date.issued2015-12-19
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18958
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe present essay intends to introduce an unprecedented class, based on a distinct methodology improved to assist not only student comprehension of the Probability subject, but also encourage teachers to work the theme, highlighting the importance of presenting this concept and its applications to the students before the conclusion of Basic Education (Elementary, Middle and High School). The chosen methodology was the use of Bingo Game adapted to the Probability studies. The lesson was applied in Restinga Seca, at Érico Veríssimo State High School, with the twenty-nine students who constitute class 301. The research has shown that Probability is poorly woked in High School given, mostly, the short time to overcome the school subjects previously scheduled and essential to this new learning - Percentage, for exemple.To better understand the class in which the special lesson would take place, two analysis and a diagnosis quiz were made and applied, followed by the Bingo Game. The results are being analysed and published in this Certificate Program's monograph.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectJogo do bingopor
dc.subjectProbabilityeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectBingo gameeng
dc.titleEstudo de probabilidade utilizando o jogo do bingopor
dc.title.alternativeProbability studies using bingo gameeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho pretende apresentar uma aula inédita, baseada em uma metodologia diferenciada para auxiliar não apenas a compreensão dos alunos no conteúdo de Probabilidade, como também incentivar aos professores a trabalhar este tema, ressaltando o quanto é importante apresentar para os estudantes este conceito e suas aplicações antes da conclusão do Ensino Básico. A metodologia escolhida foi à aplicação do Jogo do Bingo, adaptado para o estudo da Probabilidade. A aula foi aplicada na cidade de Restinga Seca, na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, com os 29 alunos que compõem a turma 301. A pesquisa mostrou que a Probabilidade é pouco trabalhada no Ensino Médio devido, principalmente, a falta de tempo em vencer os conteúdos programados anteriormente e necessários a esta nova aprendizagem, como por exemplo, o conteúdo de Porcentagem. Para conhecer melhor a turma em que seria aplicada a aula inédita, foram feitas duas observações e aplicado um Questionário Diagnóstico, e após a aplicação do Jogo. Sendo os resultados analisados e divulgados na presente monografia de especialização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto