dc.contributor.advisor | Soares, Ellen dos Santos | |
dc.creator | Possamai, Bruna Huppes | |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T13:22:43Z | |
dc.date.available | 2019-11-19T13:22:43Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18962 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The objective of this study was to verify the availability of materials in the home for the promotion of motor development of children from the city of Santa Bárbara do Sul. Were part of the study 15 families of children enrolled in a public institution of early childhood education registered in the Municipal Department of education and culture (SMECD), the city of Santa Bárbara do Sul, RS, Brazil. We used the questionnaire Affordances in the Home Enviroment for Development – Motor- -42 18 months AHEMD. The education level of the parents has been featured individually. The paternal schooling showed that 54% of parents of children have to complete high school. Maternal schooling already identified that 54% of them have Full senior level. Motricity Thick materials represented in most households evaluated (54%) and the availability of toys was classified as very weak. It was observed that the larger share of households (46 percent) opportunities for stimulation through fine Motricity toys were classified as good and to finalize the results of total score found in homes for motor stimulation opportunities. It was possible to notice that 84% of households evaluated average motor stimulation opportunities offered to children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento motor | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Escolaridade | por |
dc.subject | Motricidade fina | por |
dc.subject | Motricidade grossa | por |
dc.subject | Motor development | eng |
dc.subject | Kids | eng |
dc.subject | Schooling | eng |
dc.subject | Fine motricity | eng |
dc.subject | Thick motricity | eng |
dc.title | A importância do brinquedo: análise dos materiais disponíveis no lar e na escola para a promoção do desenvolvimento motor da criança | por |
dc.title.alternative | Toy importance: analysis of materials available in the home and school for the promotion of child development engine | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi verificar a disponibilidade de materiais no lar para a promoção do desenvolvimento motor de crianças da cidade de Santa Bárbara do Sul. Fizeram parte do estudo 15 famílias de crianças, matriculadas em uma instituição pública de Educação Infantil cadastradas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMECD), da cidade de Santa Bárbara do Sul, RS. Utilizou-se o questionário Affordances in the Home Enviroment for Motor Development – AHEMD – 18 -42 meses. O nível de escolaridade dos pais foi caracterizado individualmente. A escolaridade paterna mostrou que 54% dos pais das crianças possuem até o Ensino Médio completo. Já a escolaridade materna identificou que 54% delas, possuem Nível Superior Completo. Os materiais de Motricidade Grossa representaram em grande parte das residências avaliadas (54%) e a disponibilidade de brinquedos foi classificada como muito fraca. Observou-se que na maior parcela das residências (46%) as oportunidades de estimulação por meio de brinquedos de motricidade fina foram classificadas como boas e para finalizar os resultados da pontuação total encontrada nos lares para as oportunidades de estimulação motora. Foi possível perceber que 84% das residências avaliadas ofereceram oportunidades “médias” de estimulação motora às crianças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |