dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Grigoletto, Izabel Cristina Berger | |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T15:11:06Z | |
dc.date.available | 2016-07-12T15:11:06Z | |
dc.date.issued | 2011-11-25 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1897 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This monograph proposes easing the use of paper in the classroom, reuse
and recycle the paper, as forms of awareness of environmental preservation at the
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer de São Miguel
municipality of Restinga Seca-RS in the 4th year, the afternoon shift and developed
by me, teacher educator. It aims to raise awareness about the importance of
recycling paper and saving and environmental conservation within this perspective
has give information in class about the importance of environmental conservation,
encourage the reduction of paper costs at the school; preserve the environment with
the goal of recycling and reuse. Therefore, it is necessary to search for an awareness
and good practices to limit environmental education, reuse and recycle paper, in
order to modify the changes in habits of excessive consumption of paper in the
classroom, as well as waste and lack of awareness of human separation and
recycling of paper. With the use of one of the classrooms, with desks and classes in
this room, we prepared a scenario workshop recycling of waste paper in the
classroom, where they met, education professionals, students, parents of students
and assistants who in addition to attending practices of recycling, also participated in
this process, collaborating and learning from this activity, enabling a concrete
experience of citizenship, putting themselves in favor of the environment designed to
work with the possibility of an interaction with the world for its transformation. It can
also be verified as positive, given the opportunity to the community, that with the use
of recycled paper, you can generate extra income and even opening the labor market
for the paper industry. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Reciclagem de papel | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Preservação ambiental | por |
dc.title | Reaproveitar e reciclar o papel: proposta de conscientização da preservação ambiental | por |
dc.title.alternative | Reuse and paper recycle: proposal for awarenessof environmental conservation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia propõe amenizar o uso de papel em sala de aula, reaproveitar e
reciclar o papel, como formas de conscientização da preservação ambiental junto à
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer de São Miguel no
município de Restinga Seca-RS no 4° ano, do turno da tarde e desenvolvida por
mim, professora pedagoga Izabel Berger Grigoletto. Tem por objetivo conscientizar
sobre a importância da reciclagem e economia de papel para a preservação
ambiental e dentro desta perspectiva vem proferir informações em sala de aula
sobre a importância da preservação ambiental; Incentivar a redução de gastos de
papel na escola; Preservar o meio ambiente tendo como meta a reciclagem e o
reaproveitamento. Portanto, faz-se necessário uma conscientização e busca de boas
práticas de educação ambiental de como limitar, reaproveitar e reciclar o papel,
tendo em vista, modificar a mudanças de hábitos em consumo exagerado de papel
em sala de aula, além do desperdício e da falta de consciência humana na
separação e reciclagem do papel. Com o aproveitamento de uma das salas de aula,
juntamente com as carteiras e classes desta sala, foi preparado um cenário da
oficina de reciclagem de papel usado em aula, onde se reuniram, profissionais da
educação, educandos, pais de educandos e auxiliares, que além de assistir às
práticas de reciclagem, também participaram deste processo, colaborando e
aprendendo com esta atividade, possibilitando a uma experiência de cidadania
concreta, colocando-se a favor do meio ambiente com o trabalho concebido a uma
possibilidade de interação com o mundo para sua transformação. Pode-se verificar
ainda, como resultado positivo, a oportunidade dada à comunidade, que com o
aproveitamento de papel reciclado, permite a geração de renda extra e até mesmo
abertura de mercado de trabalho para o setor papeleiro. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |