Formação de educação ambiental para gestores educacionais nas unidades escolares da rede estadual de Palmas - TO
Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo verificar, de forma qualitativa, o perfil da
Educação Ambiental aplicada nas unidades escolares da rede pública da região
central de Palmas, capital do estado do Tocantins. Acreditamos que a escola é um
dos lugares mais adequados para a inserção das práticas educacionais inerentes ao
meio ambiente. Um dos desempenhos mais respeitáveis da escola é sua força de
influência e transformação em relação a conceitos da comunidade em que está
inserida. Nesse contexto e, na temática ambiental, a escola oferece um impacto
expressivo na sociedade, através da sua mais fiel tradução: o trabalho dos
profissionais em educação, em função da abertura de caminhos de difusão com os
alunos, que permitam reflexões sobre o papel destes, como cidadãos em relação ao
meio ambiente. A responsabilidade de acordar o aluno para o bom senso de
descobrir dentro de si a autoconfiança e potencialidade para o exercício de sua
cidadania, desencadeando posturas e atuações mediante as dificuldades sócioambientais.
Com o objetivo de subsidiar com aspectos teóricos e metodológicos a
equipe formada por diretores, supervisores e coordenadores, para acompanhar os
temas inerentes à Educação Ambiental nas Unidades de Ensino Público da rede
Estadual de Palmas-To, tendo a necessidade de um curso de formação em
Educação Ambiental para esses profissionais serem multiplicadores da Educação
Ambiental e assim difundir informações sobre o meio ambiente através dos temas
transversais e estimular a prática de atividades que envolvam a mesma. Observouse
que o curso de formação forneceu instrumentos que incentivem aos educadores
a introduzirem em seu currículo, a temática ambiental, elaborando da Agenda
Ambiental Escolar como ação do PDE e conseqüentemente, do plano político
pedagógico da escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]