Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorGabbi, Gabriela Fontana
dc.date.accessioned2019-11-22T14:41:53Z
dc.date.available2019-11-22T14:41:53Z
dc.date.issued2016-02-03
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19020
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe current study was developed during the course of Specialization in Educational Management, since the year of 2014 through 2015; with the purpose of seeking the analysis of Municipal Curriculum Guidelines by the Municipality of Education of Santa Maria with the perspective of Inclusive Education seeking to problematize as this document articulates itself to the practice of school management. Therefore a documentary character study was conducted based on the analysis of official documents (local and national) that govern as educational actions (in the inclusive perspective) of the city of Santa Maria, linking them with a county’s public school’s political pedagogical project. From the analysis and reading of those documents it gets possible to evaluate that there is still a lot to qualify about the existence planning time, teachers training time, bigger dialogue between Pedagogy and Special Education, regarding school practice offered to the students in school inclusion process. But the existence of normative laws that support those students may be noticed as a present element in the construction of the pedagogical proposal offered by the school as an study object. This aspect leads to the inference of the articulation between the municipal guidance and organization of school’s practices may result not only on construction of an physic space for the included students in school, but in a construction of an inclusive school concerned to form subjects belonging with the society, doing it worth the school’s role that is to train citizens to the world.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleGestão escolar e políticas públicas municipais organização de ações para a prática da inclusãopor
dc.title.alternativeSchool management and municipal public policy: organisation of shares for practice inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo foi desenvolvido ao longo do curso de Especialização em Gestão Educacional, nos anos de 2014 e 2015, com o intuito de buscar a análise das Diretrizes Curriculares Municipais produzidas pela Secretaria de Educação do Município de Santa Maria, na perspectiva da educação Educação Inclusiva, procurando problematizar como esse documento se articula a à prática de gestão escolar. Para tanto foi realizado um estudo de caráter documental, a partir da análise de documentos oficiais (locais e nacionais) que regem as ações educacionais (na perspectiva inclusiva) do Município de Santa Maria, articulando-os com o projeto político pedagógico de uma escola de da rede pública do município. A partir da leitura e análise desses documentos torna-se possível avaliar que ainda há muito o que qualificar, em relação a existência de tempo de planejamento, momentos de formação de professores, maior interlocução entre pedagogia e educação especial, referentes nas práticas escolares ofertados ofertadas aos alunos em processo de inclusão escolar, mas a existência de leis e normativas que amparam esses alunos pôde ser percebido como um elemento presente na construção da proposta pedagógica da escola objeto do estudo. Tal aspecto leva a inferir que da articulação entre as orientações municipais e a estruturação das práticas escolares pode resultar não apenas na construção de um espaço físico para os alunos incluídos na escola, mas sim a construção de uma escola inclusiva preocupada em formar sujeitos pertencentes a à sociedade, fazendo valer assim o papel da escola que é de formar cidadãos para o mundo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto