Show simple item record

dc.contributor.advisorKöhler, Viviane Cátia
dc.creatorGiotti, Beatriz Gehlen
dc.date.accessioned2019-11-22T15:59:07Z
dc.date.available2019-11-22T15:59:07Z
dc.date.issued2016-05-20
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19023
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work presents a differentiated proposal, from the one that we are used to, teaching geometry space. The class was applied in the group of third year in a State School of Rio Grande do Sul high school, name Marquês of Maricá, the study started from presupposition of urging the students' intuitive capacity as for the volume calculation of the polyhedrons. At the beginning a questionnaire was applied to evaluate the students' previous knowledge in relation to geometry, after it was developed a classusing flasks in different ways and sizes where were analyzed and discussed which were polyhedrons, which polyhedron had larger and smaller volume of them, afterwards each student made a square prism using the folded technique and starting from this prism to study the volume in a concrete way was introduced. The last activity with the students was to show the relationship between the prism volume and Pyramid. At the end of the work other questionnaire was applied to evaluate the students development and the knowledge and if the objectives were reached.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectPoliedropor
dc.subjectPrisma quadrangularpor
dc.subjectPirâmidepor
dc.subjectVolumepor
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectPolyhedroneng
dc.subjectSquare prismeng
dc.subjectPyramideng
dc.titleEnsino da geometria espacial construindo superfícies poliédricas com dobraduraspor
dc.title.alternativeTeaching of special geometry building surfaces polyhedral with foldingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta diferenciada, da que estamos acostumados, ao ensinar geometria espacial. A aula foi aplicada na turma do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Maricá em um município no interior do Rio Grande do Sul, o estudo partiu do pressuposto de instigar a capacidade intuitiva dos alunos quanto ao cálculo do volume dos poliedros. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação a geometria, logo após foi desenvolvida a aula utilizando frascos de diferentes formas e tamanhos onde foram analisados e discutidos quais deles eram poliedros, qual poliedro tinha maior e menor volume, em seguida cada aluno confeccionou um prisma quadrangular utilizando a técnica de dobradura e a partir deste prisma foi introduzido o estudo do volume de forma concreta. A última atividade com os alunos foi mostrar a relação entre o volume do Prisma e Pirâmide. Ao final dos trabalhos foi aplicado outro questionário para avaliar se os alunos conseguiram evoluir quanto ao conhecimento e se os objetivos foram alcançados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.