Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Cláudia Letícia de Castro do
dc.creatorBotton, Luciane de Avila
dc.date.accessioned2019-11-28T12:28:44Z
dc.date.available2019-11-28T12:28:44Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19057
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the relationship between the Pedagogical Political Project prevailing in a public school in Santa Maria city and the Information and Communication Technologies (ICT), with an emphasis on computers and the Internet by searching for document of this institution if there are allusions to ICT, in order to check how these tools are being employed in the teaching and learning of the surveyed school. As a methodological and theoretical contribution, it was used a case study of a qualitative nature, with bibliographical and documental studies. Considering the great wealth of technological advances in information, education also becomes a key element in building a consolidated society in information and communication. In this sense, the first part of the work reported to the Information and Communication Technology in schools. The second part, it tried to highlight the role inherent in the Political and Pedagogical Project and the school manager front the inclusion of ICT and the third part it was checked whether there was the inclusion of ICT in Pedagogical Political Project of the studied school. Finally, at conclusion, the results indicated that the terms were not included in the school PPP, suggesting that this issue is considered for its next edition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.subjectPolitical pedagogical projecteng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleInvestigação da inserção das tecnologias da informação e comunicação no projeto político pedagógico um estudo de caso em uma escola municipal de Santa Maria/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo visou a investigar qual a relação entre o Projeto Político Pedagógico vigente em uma escola pública da Rede Municipal de Santa Maria e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com ênfase em computadores e Internet, pesquisando se no documento desta Instituição há alusões às TIC, a fim de verificar como essas ferramentas estão sendo empregadas no processo de ensino e aprendizagem da escola pesquisada em relação com a gestão escolar. Como aporte teórico-metodológico, utilizou-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com pesquisas documental e bibliográfica. Assim, diante do grande acervo de avanços tecnológicos da informação, a educação passa também a ser um elemento fundamental na construção de uma sociedade consolidada na informação e na comunicação. Neste sentido, a primeira parte do trabalho reportou às Tecnologias de Comunicação e Informação no âmbito escolar. Na segunda parte, procurou-se ressaltar o papel inerente ao projeto político e pedagógico e o gestor escolar frente à inserção das TIC e, na terceira parte, verificou-se se havia a inserção das TIC no Projeto Político Pedagógico da escola estudada. Finalizando, na conclusão, os resultados indicaram que os termos não foram contemplados no PPP da escola, sugerindo que este tema seja considerado para a sua próxima edição.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto