Mostrar registro simples

dc.creatorAita, Fabiane Mernak
dc.date.accessioned2019-11-29T19:18:02Z
dc.date.available2019-11-29T19:18:02Z
dc.date.issued2017-12-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19078
dc.description.abstractTutor’s role in an online course is very important as a mediator in the pedagogical process. In order to this mediation occurs effectively, it is important it takes a problem-dialogic approach. So that, to problematize the situations in the online environment, it is necessary the tutor surfs fluently through all the Moodle activities and resources, then he will be able to enhance interaction, interactivity, autonomy and collaboration, concepts that go through the problem-dialogic practice. The following research, evolved in the Postgraduate Program in Network Educational Techonologies in the research line of Management in Educational Network Technologies, aimed to analize how the tutor’s work in the online learning environment of the e-Tec Idiomas sem Fronteiras from CTISM can intervene to improve the tutor-student interaction. Data has been obtained through the following instruments: survey, documental analysis, field journal and a semi-structure interview. The data analysis was done through Bardin content analysis and the categories listed were: Interaction and Communication; Training and Technological Fluency and Online English Language Teaching. As a result, it was noticeable the tutor and student’s lack of technological fluency about the Moodle environment as well as the lack of interaction among them. Another aspect was the difficulty the tutor and student had in detaching themselves from the traditional education that is, discrediting the possibility of interacting, developing a bond and learning through an online course. With the purpose of lessening the issues concerning interaction and interactivity, it was suggested to integrate the use of mobile applications into the practice of tutor and student who will be able to have access to the course from wherever they are and at any time and also to practice written and oral activities. As a product, we conclude this study with the proposition of some pedagogical guidelines that can help tutors on their daily tasks in the online educational practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de língua inglesa a distânciapor
dc.subjectDiretrizes pedagógicaspor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectFluência tecnológicapor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectEducação dialógico-problematizadorapor
dc.subjectForeign language online teachingeng
dc.subjectPedagogical guidelineseng
dc.subjectTechnological fluencyeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectInteractivityeng
dc.subjectProblem-dialogic practiceeng
dc.titleEnsino e aprendizagem da língua inglesa a distânciapor
dc.title.alternativeOnline teaching and learning of a foreign languageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO papel do tutor em um curso a distância é muito importante como mediador no processo pedagógico. Para que essa mediação aconteça de forma mais efetiva, é necessária uma abordagem dialógico-problematizadora. A fim de problematizar as situações dentro do ambiente, é necessário que o tutor navegue fluentemente pelas atividades e recursos do Moodle. Só assim, ele conseguirá potencializar a interação, interatividade, autonomia e colaboração, conceitos que perpassam pela prática dialógico-problematizadora. O objetivo deste estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Tecnologias Educacionais em Rede na linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em rede, foi de investigar como o trabalho de tutoria no ambiente virtual de ensino aprendizagem Moodle no programa E-tec Idiomas sem Fronteiras pode intervir para melhorar a interação aluno-tutor. Tendo como método o estudo de caso por meio de uma abordagem qualitativa, a obtenção dos dados envolveu os seguintes instrumentos: questionário, análise documental, diário de campo e entrevista semiestruturada. As análises de dados foram feitas por meio da análise de conteúdo, e as categorias elencadas foram: Interação e comunicação, Capacitação e Fluência Tecnológica e Modalidade de Ensino de Língua Inglesa a distância. Como resultado, ficou evidente a falta de fluência tecnológica tanto do tutor quanto do aluno em relação ao ambiente Moodle, assim como a falta de interação entre eles. Outro ponto importante destacado foi a dificuldade de tutores e cursistas em desvincular-se da modalidade presencial, ou seja, há um descrédito com relação às possibilidades de interação, criação de vínculo e de aprendizagem na modalidade a distância. Para amenizar um pouco essas questões da interação e interatividade, sugere-se integrar o uso de aplicativos móveis na prática de alunos e tutores, o que, além de possibilitar o acesso em diferentes sistemas, poderá ajudar a melhorar as habilidades orais e escritas. Como produto, propõem-se algumas diretrizes pedagógicas que podem colaborar na atuação dos tutores no desenvolvimento de suas tarefas no dia a dia da prática educacional mediada por tecnologias.por
dc.contributor.advisor1Alberti, Taís Fim
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994109513454054por
dc.contributor.referee1Nunes, Janilse Fernandes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9867887514717088por
dc.contributor.referee2Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233por
dc.creator.LattesSem currículo lattes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International